A origem do universo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8427 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIDADE I: Gênese, natureza e desenvolvimento da Filosofia

1.1.Filosofia: Etimologia do termo

. A palavra filosofia é formada pela junção de dois vocábulos gregos: philo (amor) e sophía (sabedoria). Para os gregos filosofia é amor à sabedoria.
..Philo deriva de philía, que significa amizade, amor fraterno, respeito entre iguais. Sophía quer dizer sabedoria e dela vem a palavra sophós,sábio. É bom notar que a própria etimologia do termo mostra que a filosofia não é puro logos, pura razão: ela é a procura amorosa da verdade. Filosofia indica um estado de espírito, o da pessoa que ama, isto é, que deseja o conhecimento, o estima, o procura e o respeita.
. O filósofo será aquele que é amigo do saber. Filósofo = sophós = sábio.
. Pitágoras de Samos (século VI A. C.) é tido comoo inventor da palavra filosofia. “ Pitágoras teria afirmado que a sabedoria plena e completa pertence aos deuses, mas que os homens podem desejá-la ou amá-la, tornando-se filósofos. Dizia Pitágoras que três tipos de pessoas compareciam aos jogos olímpicos ( a festa pública mais importante da Grécia): as que iam para comerciar durante os jogos, ali estando apenas para satisfazer a própria cobiça,sem se interessar pelas disputas e os torneios; as que iam para competir e brilhar, isto é, os atletas e artistas (pois, durante os jogos também havia competições artísticas de dança, poesia, música, teatro); e as que iam para assistir aos jogos e torneios, para avaliar o desempenho e julgar o valor dos que ali se apresentavam. Esse terceiro tipo de pessoa, dizia Pitágoras, é o Filósofo.Com isso, Pitágoras queria dizer que o filósofo não é movido por interesses comerciais – não coloca o saber como propriedade sua, como uma coisa para ser comprada e vendida no mercado; também não é movido pelo desejo de competir – não é um “atleta intelectual” , não faz das idéias e dos conhecimentos uma habilidade para vencer competidores ; e, sim, é movido pelo desejo de observar,contemplar, julgar e avaliar as coisas, as ações, as pessoas, os acontecimentos, a vida; em resumo, é movido pelo desejo de saber. A verdade não pertence a ninguém(para ser comerciada) nem é um prêmio conquistado por competição. Ela está diante de todos nós como algo a ser procurado e é encontrada por todos aqueles que a desejarem, que tiverem olhos para vê-la e coragem para buscá-la.”(CHAUI,Marilena.Convite à Filosofia. 2003, p.25)

1.2.Introdução: a problemática filosófica

O que é a Filosofia?

. Heráclito (século VI a. C.) : “...é necessário que os homens filósofos sejam bons pesquisadores de muitas coisas.”
. Sócrates (século V a.C.): mostra que a filosofia é busca; que está por vir; é tardia; é saber produzido e elaborado pelo homem. “Só sei que nada sei”
. Platão( século IVa.C.) : “A filosofia é o uso do saber em proveito do homem”
. Descartes (século XVII d.C.): “...esta palavra significa o estudo da sabedoria , e por sabedoria não se entende somente a prudência nas coisas, mas um perfeito conhecimento de todas as coisas que o homem pode saber, tanto para a conduta de sua vida quanto para a conservação de sua saúde e a invenção de todas as artes...”
.Thomas Hobbes ( Século XVII d.C.) : “...Filosofia é, por um lado, o conhecimento causal e, por outro, a utilização desse conhecimento em benefício do homem...”
. Kant ( Século XVIII D.C.): “Não há filosofia que se possa aprender, só se aprende a filosofar.”
. Merleau-Ponty (Século XX): “A verdadeira filosofia é reaprender a ver o mundo.”
. Husserl (Século XX) : “O que pretendo sob o título defilosofia, como fim e campo das minhas elaborações, sei-o, naturalmente. E contudo, não o sei...Qual o pensador para quem, na sua vida de filósofo, a filosofia deixou de ser um enigma?... Só os pensadores secundários que na verdade, não se podem chamar filósofos, estão contentes com as suas definições.”
. Karl Marx (Século XIX) : “Os filósofos até agora só fizeram interpretar o mundo de...
tracking img