A origem do universo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1231 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Estadual de Santa Cruz
Departamento de Ciências Biológicas













Geologia Geral








Ilhéus – BA
31 de agosto de 2012
Universidade Estadual de Santa Cruz
Departamento de Ciências Biológicas























Salobrinho – BA
31 de agosto de 2012
Índice

Introdução..............................................................................1.0
A origem do Universo...............................................................2.0
História da teoria do Big Bang.................................................2.1
A origem dos Elementos Químicos.........................................3.0
A origem do Sistema Solar .....................................................4.0
Conclusão...............................................................................5.0
Referencias .............................................................................6.0

















Introdução


Abordaremos as diferentes visões dos autores de alguns assuntos pertencentes à geologia como: A origem do Universo, a formação dos Elementos Químicos e O Sistema Solar. Dentre outros subtítulosque também fazem parte da geologia geral e estão contidos.


















A origem do Universo

Se nosso universo for fechado, Isto é se sua densidade média for superior a 6,5 x 10³ g/cm³, sua velocidade de expansão deverá diminuir até anular-se, e em seguida ele deverá implodir sobre si mesmo, num colossal cosmocrunch, no futuro longínquo, daqui a muitas dezenas debilhões de anos. Toda a matéria estará reunida numa singularidade, um espaço muito pequeno de densidade extremamente alta, virtualmente infinita, e sob uma temperatura também extremamente alta, virtualmente infinita.
Esta pode ter sido a situação existente cerca de 15 bilhões de anos atrás, o ponto de partida de tudo o que nos diz respeito, um ponto reunindo toda a matéria e energia do Universo, queexplodiu no evento único e original que os físicos denominaram Grande Explosão ou Big Bang.
A teoria mais aceita para a origem do universo propõe que ele seja o resultado duma grande explosão, logo após a qual a matéria estava extremamente densa, comprimida e quente. Essa matéria primordial era composta principalmente de partículas elementares, como quarks e elétrons. À medida que ela ia seexpandindo e esfriando, os quarks se unindo formando partículas maiores chamadas hádons, os quais podem conter quarks (bárions) ou 2 quarks (mésons). Os prótons e nêutrons formados se agrupam em núcleos e os elétrons eram capturados em orbitas em torno dos núcleos, formando átomos.

História da Teoria do Big Bang

Em 1927, o padre e cosmólogo belga Geoges Lemaítre (1894-1966) derivouindependentemente as equações de Friedmann a partir das equações de Campo de Einstein e propôs que os desvios espectrais observados em nebulosas se deviam a expansão de universo que por sua vez seria o resultado da “explosão” de um átomo primordial.
Em 1929, Edwin Hubble forneceu base observacional para a teoria de Lemaítre ao medir um desvio para o vermelho no espectro (redshift) de galáxiasdistantes e verificar que este era proporcional as suas distâncias o que ficou conhecido como Lei de Hubble Homason.
A expansão do Universo significa que aumenta continuamente o espaço entre os aglomerados galácticos que não estão suficientemente ligados pela atração gravitacional. A velocidade desta expansão é dada pela constante de Hubble.

A origem dos Elementos Químicos

Os elementosconstituintes do Universo foram formados em parte durante a núcleo gênese nos tempos que se sucederam ao Big Bang (basicamente H e He) ou então foram sintetizados no interior das estrelas em processos denominados genericamente de nucleossíntese.
Aqueles com número atômico intermediário o He e o Fe formaram-se durante a evolução das estrelas, nas partes centrais das gigantes vermelhas, enquanto...
tracking img