A origem da terra e sua evolução

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1356 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA
CURSO DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS QUÍMICOS

A ORIGEM DA TERRA E SUA EVOLUÇÃO

JUNDIAÍ / SP
Março/2013
ALUNO: Bruno A. R. Soares
R.A.: 1300719

A ORIGEM DA TERRA E SUA EVOLUÇÃO

Trabalho de pesquisa apresentado para o Professor Vanderlei Inácio de Paula, docente da disciplina de Mineralogia do curso de tecnologia em Processos Químicos do CentroUniversitário Padre Anchieta.

Jundiaí / SP

1. INTRODUÇÃO:

Nós vivemos em planeta rico em minérios, água e diversas formas de vida, que nos proporciona tudo o que precisamos para sobreviver. Mas será que foi sempre assim? Saberemos que não. O planeta Terra como conhecemos hoje demorou bilhões de anos para obter essa forma.
Aqui veremos um pouco das teorias de como se originou o nossosistema solar e também sua constituição.
O desenvolvimento do planeta Terra, até a forma que conhecemos hoje, ocorreu por colisões violentas, aquecimentos, resfriamentos e agregação de matérias. Processos que duraram bilhões de anos.
A história da formação da Terra faz parte historia da origem do nosso sistema solar, que serão abortadas em seguida.

2. OBJETIVOS

A historia da Terracomeçou a 4,6 bilhões de anos, juntamente com o sistema solar.
Nessa época gás e poeira eram as únicas coisa que existiam. As partículas dos gáses e da poeira desta nuvem tinham campos magnéticos, sendo assim tinham força gravitacional.
Essa força gravitacional das partículas causou um colapso, reunindo esse material em centro de massa, formando minúsculas rochas que continuaram a se unir aspartículas, assim aumentando de tamanho. Este colapso, acompanhado de rotação, fez com que um disco se formasse em torno do eixo de rotação. Como a força gravitacional fazia as partículas movimentarem-se, elas se chocavam umas contras as outras, criando atrito e assim fazendo com que a nebulosa tornasse extremamente quente, denominando-se proto-estrela, conhecida até os dias de hoje como Sol.
Com estemesmo principio de formação pela gravidade, os microscópicos grãos de poeira se juntaram, formando os chamados planetesimais. Estes corpos possuíam mais ou menos um quilômetros de diâmetro e são o primeiro estagio para a formação de um planeta. Com a continuidade de acressão de massa, os corpos foram ficando cada vez maior e se formando os protoplanetas, sua massa pode ser comparada com a da Lua ede Marte.
Esses protoplanetas também se chocavam e quando a velocidade não era alta, eles ficavam relativamente perto uns dos outros assim interagindo gravitacionalmente, formando um corpo ainda maior, que seriam planetas do nosso sistema solar.
Por estas explicações podemos entender como se formaram os planetas e com eles a Terra.
O planeta Terra havia se formado, mas ainda não tinha ascondições de hoje.
Aconteceu ainda uma grande colisão de baixa velocidade ao planeta Terra, chamado de “Impacto Gigante”. Após o impacto de um protoplaneta (evidencialmente o planeta Theia), foi jogado em torno da Terra uma nuvem de matéria superaquecida que permaneceu em órbita. Esta matéria demorou milhares de anos para se resfriar. A interação da Terra com a matéria lançada em órbita originoua Lua.
O planeta continuou sendo bombardeado por meteorítos, que carregavam em sua massa substâncias químicas, entre elas sal, e dentro das partículas de sal minúsculas gotículas de água.
O núcleo da Terra é o que diferencia-a de outros planetas, e se deu pois o ferro e o níquel (minerais que constituem grande parte do planeta) são materiás mais densos que os silicatos que formam o mantoterrestre, por isso, como os metais possuem um ponto de fusão menor, puderam passar pelos cristais de silicato e chegar ate o núcleo em sua forma líquida.
Como já foi falado os meteorítos continha água, essas gotículas de água formaram poças na superfície terrestre, envolvendo-a quase totalmente, pois os meteoritos bombardearam a Terra por mais ou menos vinte milhões de anos, assim tornando...
tracking img