A origem da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2024 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário
1. Introdução 4
2. A Origem e Evolução da Ciência Contábil 5
2.1. Período Antigo 5
2.2. Período Medieval 7
2.3. Período Moderno 8
2.4. Período Científico 8
3. A Contabilidade no Brasil 9
4. A Contabilidade na Atualidade 9
5. Conclusão 10
Bibliografia 11

1. Introdução

A história da humanidade é rica em acontecimentos determinantes para a evolução do conhecimento econsequentemente, para o domínio e aperfeiçoamento de técnicas, proporcionando avanços científicos e tecnológicos.
A contabilidade não ficou imune a estes acontecimentos. Ao longo da história, o conhecimento foi aperfeiçoado por diferentes civilizações, assim como também passaram por processos de aperfeiçoamento a divulgação entre os pensadores da época.
Compreende-se que a contabilidade é umaciência de grande importância para o desenvolvimento da sociedade, pois evolui de acordo com a necessidade humana, de calcular seus bens, e administrar atividades pessoais e governamentais.

2. A Origem e Evolução da Ciência Contábil
A História da Contabilidade originou-se na Antiguidade. Sabe-se que a cerca de 6.000 anos antes da era cristã existiam povos que já utilizavam algumas técnicas,simples, para contabilizar seus bens. Técnicas essas que, ao longo dos anos, se foram aperfeiçoando e especializando. Com o passar do tempo, surgiram divisões, e o senso de propriedade, entre os povos. Assim, cada pessoa criava a sua riqueza individual, que, após a sua morte, seria herdada por seus filhos ou parentes. Foi daí que surgiu o patrimônio – termo até hoje utilizado para quaisquer valores,mesmo os que não foram herdados.
A origem da contabilidade está relacionada à necessidade de registros do comércio, pois à medida que o homem começava a possuir maior quantidade de bens e valores, precisava saber quanto isso poderia render e quais as formas para aumentar a sua situação patrimonial. Como tais informações eram cada vez mais numerosas e de difícil memorização, surgiu a necessidadedos registros, gerando os primeiros esboços para os estudos voltados à contabilidade.
A evolução da ciência contábil é dividida em quatro períodos: Período Antigo, Período Medieval, Período Moderno e Período Científico.

2.1. Período Antigo
Povos como os Fenícios, Incas, Sumério-Babilônicos, Egípcios, Romanos, Gregos, entre outros não tinham um sistema de registros entre os anos de 6.000 a.C.e 1.202 a.C., período esse que foi denominado por historiadores como “Época Empírica”, onde não haviam estudos relacionados a sistemas contábeis.
Existem vestígios dos métodos Incas de contabilizar, um jeito simples, utilizando-se apenas de um pedaço rústico de corda, onde se fazia um nó para cada objeto de posse.
No Egito, era costume anotar o transporte e a quantidade de trigo colhida.Hieróglifos datados dessa época também revelam desenhos representando a figura de um pastor contando o número de ovelhas em seu rebanho, utilizando pedras para representar cada animal. Para cada animal que era retirado para o consumo do pastor e seus sustentados, era removida uma pedra das demais, e o mesmo era feito para cada animal que morria por ataque de lobos ou causas naturais.
Na Babilônia essesregistros eram feitos em tábuas de argila ovais ou até mesmo retangulares e bem rudimentares. Algumas dessas tábuas são famosas como a URUK, JENDET – NASR, e UR ARCAICA. Os responsáveis por talhar essas tábuas eram os escriturários, também chamados de DUB-SAR, esses por sua vez, eram chefiados por um chefe de escrituração, denominados de DUB-SARMAG ou PA-DUB-SAR.
Para que ninguém alterasse osregistros, o templo onde ficavam os escriturários emitia um “selo de sigilo”, tornando oficiais os documentos e aumentando a veracidade dos registros. Após a emissão desse selo, os documentos eram arquivados em caixas ou vasos de argila (assim como as tábuas) ou até mesmo de vime, que depois recebiam uma etiqueta que resumia o conteúdo do registro.
Voltando ao Antigo Egito, os armazéns (que...
tracking img