A onda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (299 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório sobre o filme "A onda "

O filme “A Onda” é baseado em uma história real e se passa em uma escola de uma cidade na Alemanha. Logo na primeira cena somos apresentados aopersonagem central da história: um jovem professor, motivado, formado em Ciências Políticas e Educação Física, com um casamento saudável e boas relações em seu ambiente de trabalho.O professor é informado pela coordenadora da escola que irá ministrar um curso sobre autocracia aos alunos, e mostra seu descontentamento com a notícia, pois seu desejo era dar ocurso sobre anarquia - tema pelo qual tem um interesse pessoal. O projeto, com duração de uma semana, tem a finalidade de mostrar aos alunos as virtudes da democracia.
O professortinha boas intenções com aquele curso, queria estimular seus
alunos, ensiná-los de uma forma interessante, porém escolheu a maneira errada de fazêlo.
Os alunos não tinhamdirecionamento em suas vidas, ideais pelos quais lutar, e eram carentes de disciplina e autoridade - condições que foram propícias para que o
movimento ganhasse proporções exageradas. Osentimento de pertencer a um grupo os faz sentir-se fortes, dando um sentido às suas vidas que não conseguiam sentir antes.
As regras do grupo passaram a ultrapassar as leis da vida, comomostra o personagem Tim,que coloca A Onda acima de sua própria vida. O professor não percebe os sinais domomento de parar, torna-se cego, pois fica entusiasmado demais e envaidecidopela repercussão de seu projeto. Ele gosta do alcance que sua influência exerce, como educador, nos alunos, e perde o senso crítico. O filme trata sobre o fenômeno da“psicologia dasmassas”, e mostra como as pessoas, para poderem se sentir pertencentesa um grupo, tornam-se facilmente influenciadas, chegando a perder a capacidade de pensar por si próprias.
tracking img