Banco de dados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3177 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fundamento de Banco de Dados

abril/ 2012

Conteúdo
1.0 – Banco de Dados 3
2.0 – Sistema Gerenciador de Banco de Dados 3
O que é um SGBD? 3
Os modelos de dados mais utilizados pelos SGBD’s são: 3
Tipos de arquiteturas de SGBDs: 4
Arquitetura Centralizada 4
Arquitetura do tipo Sistemas de Computador Pessoal – PC 5
Arquitetura Cliente-Servidor 5
Arquitetura Distribuída (Ncamadas) 5
COMPARTILHAMENTO DE DADOS 5
REFORÇAR RESTRIÇÕES DE INTEGRIDADE 5
SEGURANÇA DE DADOS 6
RELACIONAMENTO ENTRE DADOS 6
CONTROLE DE ESPAÇO DE ARMAZENAMENTO 6
RESTRIÇÕES DE ACESSO MULTIUSUÁRIO 6
FORNECIMENTO DE MÚLTIPLAS INTERFACES 6
REPRESENTAÇÃO DE RELACIONAMENTO COMPLEXO ENTRE DADOS 6
FORNECER BACKUP E RESTAURAÇÃO 7
Vantagens dos SGBDs 7
4.0 - PROJETO DE BANCO DE DADOS 7NÍVEIS DE ABSTRAÇÃO 9
PRIMEIRO NIVEL - MUNDO REAL 10
SEGUNDO NIVEL - MODELO DESCRITIVO 10
TERCEIRO NIVEL - MODELO CONCEITUAL 10
QUARTO NIVEL - MODELO LOGICO OU OPERACIONAL 10
QUINTO NIVEL - MODELO FISICO OU INTERNO 10



1.0 – Banco de Dados

Um banco de dados pode ser definido como um conjunto de dados devidamente relacionados. Podemos entender como banco de dado uma coleçãológica coerente de dados com um significado inerente. Um banco de dados é projetado, construído e preenchido com dados para um propósito específico, possui um conjunto pré definido de usuários e aplicações.
Um banco de dados pode ser criado e mantido por um conjunto de aplicações desenvolvidas especialmente para esta tarefa ou por um “Sistema Gerenciador de Banco de Dados” (SGBD). Um SGBDpermite aos usuários criarem e manipularem o bancos de dados de propósito gerais. O conjunto formado por um banco de dados mais as aplicações que manipulam o mesmo é chamado de “Sistema de Banco de Dados”.

2.0 – Sistema Gerenciador de Banco de Dados

O que é um SGBD?
*
* Um sistema gerenciador de banco de dados (SGBD) é responsável por armazenar dados de forma confiável e permitir fácilrecuperação e atualização desses dados. As funções de um SGBD são Interação com o sistema de arquivos do sistema operacional, Cumprimento da integridad, Cumprimento da segurança, Cópias de segurança (“backup”) e recuperação, Controle de concorrência, Otimização e execução dos comandos DML, Dicionário de Dados e Desempenho.

Os modelos de dados mais utilizados pelos SGBD’s são:

O modelohierárquico foi o primeiro a ser reconhecido como um modelo de dados. Nesse modelo de dados, os dados são estruturados em hierarquias ou árvores. Os nós das hierarquias contêm ocorrências de registros, onde cada registro é uma coleção de campos (atributos), cada um contendo apenas uma informação. O registro da hierarquia que precede a outros é o registro-pai, os outros são chamados de registros-filhos.O modelo em rede que surgiu como uma extensão ao modelo hierárquico, eliminando o conceito de hierarquia e permitindo que um mesmo registro estivesse envolvido em várias associações.
Esse modelo permite que várias tabelas sejam usadas simultaneamente através do uso de apontadores (ou referências). Algumas colunas contêm apontadores para outras tabelas ao invés de dados. Assim, astabelas são ligadas por referências, o que pode ser visto como uma rede.
Ao contrário do Modelo Hierárquico, em que qualquer acesso aos dados passa pela raiz, o modelo em rede possibilita acesso a qualquer nó da rede sem passar pela raiz. No Modelo em Rede o sistema comercial mais divulgado é o CAIDMS da Computer Associates. O diagrama para representar os conceitos do modelo em redes consisteem dois componentes básicos: Caixas, que correspondem aos registros e Linhas, que correspondem às associações.

O modelo relacional é uma teoria matemática desenvolvida por Edgar Frank Codd que surgiu na década de 1970, para descrever como as bases de dados devem funcionar.

Diferentemente dos bancos de dados em rede, nos bancos de dados relacionais os relacionamentos entre as tabelas...
tracking img