A nova torre do world trade center

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1754 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A NOVA TORRE DO WORLD TRADE CENTER


















UBERABA - MG
2011






SUMÁRIO

RESUMO 5
1. INTRODUÇÃO 6
2. OBJETIVO 7
3. JUSTIFICATIVA 8
4. A HISTÓRIA.........................................................................................................................
4.1 A ENGENHARIA DA TRAGÉDIA
4.2 AS SOLUÇÕES PARAEVITÁ-LA......................................................................................
4.3 O CONCEITO SUSTENTÁVEL.......................................................................................
5. CONCLUSÃO....................................................................................................................
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS








RESUMO

No dia 11 de setembro de 2001,ocorreu nos Estados Unidos o maior atentado da historia - o ataque as torres gêmeas do World Trade Center – e dez anos após o atentado o assunto volta com toda força mas destacando a construção da nova torre que foi elaborada sobre um projeto que é preventivo a possíveis novos ataques, e soluções como escadas de emergência protegidas com concreto, vigas de aço protegidas por cimento e cabos elétricosde emergência para o caso dos normais serem cortados, entre outros.
Mas não foi apenas a engenharia civil que esta tendo destaque com essa construção, a engenharia ambiental esta acompanhando cada detalhe, fazendo com que, assim que estiver pronto, o edifício deve ganhar certificação ouro em Liderança em Energia e Design Ambiental, fornecido pelo Conselho de Construções Verdes dos EUA.1. INTRODUÇÃO

É sempre necessário haver um processo de continua mudança ao invés de um estado de harmonia fixa, onde a utilização dos recursos, a orientação da evolução tecnológica esteja de acordo com o potencial atual e futuro das necessidades humanas, e cabe às instituições trabalharem de uma maneira que satisfaça plenamente suas necessidades de forma apreservar condições para que as gerações futuras também o façam.
Hoje os profissionais das engenharias são preparados para avaliar os impactos causados por empreendimentos e resíduos gerados nas obras, e com isso trabalham em função de que esses impactos sejam os mínimos possíveis.


2. OBJETIVO

Comparar a estrutura das antigas torres gêmeas com a nova torre, que esta sendo construída (OneWorld Trade Center), destacando os avanços tanto tecnológicos como estruturais da engenharia civil e ambiental nesses últimos dez anos e principalmente mostrar que a engenharia civil pode trabalhar juntamente com a engenharia ambiental.


3. JUSTIFICATIVA

Durante anos profissionais da engenharia civil não se preocupavam com esgotamento dos recursos não renováveis utilizados ao longode toda sua cadeia de produção e, muito menos, com os custos e prejuízos causados pelo desperdício de materiais e destino dados aos rejeitos produzidos nesta atividade.

Hoje engenheiros civis e ambientais são capazes de trabalhar juntos desenvolvendo projetos empresariais que atendam aos parâmetros de sustentabilidade, e que ao se tornarem aliados estão atingindo ao sucesso esperado que são:projetos ecologicamente corretos, economicamente viáveis, socialmente justos e culturalmente correto.


4. A HISTÓRIA

O mundo, em 10 de setembro de 2001, tinha os Estados Unidos como potência militar de economia incontestável. Vencedor da Guerra Fria, o país, presidido havia apenas oito meses que o presidente George W. Bush, estava à frente do processo de globalização e exercia o seu softpower, por meio da sua extraordinária indústria cultural e dos impressionantes avanços tecnológicos obtidos em suas universidades e seus centros de pesquisa em quase todos os recônditos da Terra. Tratava-se, enfim, de um inicio de um século com as cores daquela manhã de terça-feira, 11 de setembro, em Manhattan- azul e sem nuvens. Mas tudo mudou literalmente de uma hora para outra. As 8h46m, um...
tracking img