A nova psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (849 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Herança de Wundt
Restringindo o objeto de estudo da psicologia à experiência consciente e definindo como ciência baseada na experiência Wundt conseguiu evitar discussões sobre a alma e suaimortalidade assim como sua relação com o corpo. Deu à psicologia ferramentas de uma ciência moderna. Mesmo com diversas posições contrarias as dele, forneceu um brilhante começo para a moderna psicologiaexperimental
O trabalho de Wundt assim como de outros psicólogos alemães foram de grande importância não só para a Alemanha como para outros países como os Estados Unidos, que usaram da psicologiawundtiana para posteriormente fundar algo tipicamente americano.
Hermann Ebbinghaus (1850-1909) foi o primeiro a pesquisar experimentalmente a memória e a aprendizagem. Foi influenciado pela obraElements of psychophysics de Fechner e acabou por afetar a direção da nova psicologia. Para realizar a pesquisa na área da aprendizagem humana usou medições sistemáticas e rígidas.
Antes de Ebbinghaus osassociacionistas britânicos já examinavam a aprendizagem, porém por meio das associações já formadas tentando determinar as ligações estabelecidas. Com Ebbinghaus, porém começava-se com a análise daformação inicial e dessa forma poderia controlar as condições pelas quais a cadeia se formava. Para isso ele aperfeiçoou e adaptou técnicas associacionistas.
Ebbinghaus revolucionou o estudo daaprendizagem usando as silabas sem sentido que são “silabas apresentadas em séries aleatórias para estudar os processos da memória”. Utilizou esse método para “determinar a influencia das condiçõesexperimentais sobre a aprendizagem e a retenção humanas”.
Conseguiu por meio disso definir o grau de dificuldade de memorizar conteúdos, conhecidos ou não. Estudou também todas as variáveis que possaminfluenciar na aprendizagem e memória.
Sua contribuição mais importante foi o livro On memory: a contribution to experimental psycholoy (1885). Alem deste, outros livros e uma revista foram lançados. “Sua...
tracking img