A nova ortografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4109 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

A formação social, econômica e política brasileira, passam pela compreensão da história do Brasil e tem origem com a chegada dos portugueses. Iniciou o período colonial estruturando-se econômica, política e socialmente até o período do Segundo Reinado, dentre os habitantes legais, que aqui já existiam, os índios, que sofreram muito na tentativa de escravidão e por doenças trazidaspelo branco, ainda compunham o povo brasileiro, negros africanos que foram traficados e muitos imigrantes europeus, as transformações socioeconômicas e a crise do império, foram marcadas principalmente com o fim da escravidão no Brasil e o desenvolvimento industrial. A escravidão do negro marcou profundamente a sociedade como a exclusão social, miséria, desemprego e preconceito. Chegamos a EraVargas e a Revolução de 1930, o Brasil enfatiza as políticas trabalhistas á sociedade brasileira, uma manipulação política mascarada por benefícios ao povo, e a desigualdade social no Brasil. A ditadura militar é destacada como o período da política brasileira onde os militares governavam o Brasil vai de 1964 a 1985. Foi marcada pela falta de principalmente pela repressão as pessoas contrárias aoregime militar supressão dos direitos constitucionais. O Ato Institucional conhecido como AI 5 é decretado pelos militares em 1964 cassando mandatos políticos de opositores ao regime militar tirando a estabilidade dos funcionários públicos, são anos de chumbo até 1978, afetando o censo crítico do brasileiro. Entre 1979 e 1985 o Brasil passa pela redemocratização chegando à era contemporânea de Sarneya FHC, cenário da historia marcada pela Constituição de 1988, apagando os rastros da ditadura militar e estabelecendo os princípios democráticos do país. A nação brasileira elege presidente pelo voto direto e se consolida na democracia. Nos anos seguintes um operário é eleito para presidente, dando continuidade a esta era, o governo Lula.

O período colonial: estrutura econômica política esocial:
Portugal em uma de suas expedições descobre novas terras, que posteriormente se chamaria Brasil. Segundo o historiador Boris Fausto hoje em dia se evita falar a palavra descobrimento, exatamente a expressão “o Brasil foi descoberto pelos portugueses”. A quem use a palavra achamento, que para Boris não foi nenhum e nem outro, mas na realidade o Brasil era uma terra já existente e ocupada pelosíndios. Em outras palavras o Brasil realmente não foi descoberto e nem achado, ele foi localizado, ou seja, encontrado.
A historia do relacionamento entre índios e portugueses, foi de grande impacto cultural, trágica. Índios foram expulsos de suas terras, escravizados pelos portugueses para trabalhar no cultivo de cana-de-açúcar, morreram por doenças, o trabalho intensivo não fazia parte dacultura do índio muitos morreram, além disso, os portugueses tinham outro problema com a escravidão do índio que era a contradição, pois os missionários cristãos desde a chegada ao Brasil visavam unicamente catequizar os índios.
Todas essas situações impostas aos índios pelos portugueses neste contexto contribuíram para a extinção de muitas sociedades indígenas e atualmente os grupos indígenasbrasileiros estão reduzidos a uma pequena fração do que foram no passado, convivem com a natureza sem depredá-las. Alguns grupos ainda vivem em relativo ou completo isolamento, outros estão integrados a economia regional, mas se veem como membros de uma comunidade culturalmente diferenciada.
Segundo Reinado: transformações socioeconômicas e crise no império
Com problema da mão de obra os portuguesesoptaram por uma nova alternativa e começaram a explorar o trafico africano. Muitos morreram no caminho, como eram de regiões diferentes, de tribos diferentes não se entendiam e isso era incentivado pelos senhores que não queriam que os mesmos se organizassem.

O sistema escravocrata entrou em crise no Brasil, que se viu forçada a interromper a escravidão e o trafico negreiro. O trafico é...
tracking img