Nova ortografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (539 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Nova ortografia





Desde o dia 01/01/2009 já estão em vigor as novas regras ortográficas da língua portuguesa. A partir de 2013 os meios de escrita da antiga regrada será totalmente abolidoapós esses quatro anos de adaptação. As mudanças são uma tentativa de fortalecer a língua portuguesa, fazendo como acontece com a língua inglesa, que trabalha com regras unificadas. A nova ortografiarestringe-se à língua escrita, não afetando nenhum aspecto da língua falada. Ele não elimina todas as diferenças ortográficas observadas nos países que têm a língua portuguesa como idioma oficial, masé um passo em direção à pretendida unificação ortográfica desses países.





Exemplos:


O alfabeto será formado por 26 letras, agora incluindo as letras “k”, “w” e “y” que antes nãoeram consideradas integrantes do alfabeto.


Não se usa mais o trema (¨), sinal colocado sobre a letra u para indicar que ela deve ser pronunciada como: agüentar, lingüiça, cinqüenta. Quepassam a ser escritos assim: aguentar, linguiça, cinquenta.


 Não se usa mais o acento dos ditongos abertos éi e ói das palavras paroxítonas (palavras que têm acento tônico na penúltima sílaba)como: asteróide, geléia e jóia, que passam a ser escritos: asteroide, geleia e jóia.


Obs.:essa regra é válida somente para palavras paroxítonas. Assim, continuam a ser acentuadas as palavrasoxítonas e os monossílabos tônicos terminados em éis eói(s). Ex.: papéis, herói, heróis.

• Não se usa mais o acento das palavras terminadas em êem e ôo(s). como: abençôo, crêem, dêem (verbo dar)que ficam: abençôo, crêem e dêem.
• Não se usa mais o acento que diferenciava os pares pára/para, péla(s)/pela(s), pêlo(s)/pelo(s), pólo(s)/polo(s) e pêra/pera. Ex.: Antes “Ele pára o carro”, nanova ortografia fica: “Ele para o carro”
• Hífen:
o Usa-se o hífen nas palavras compostas que não apresentam elementos de ligação. Exemplos: guarda-chuva, arco-íris, boa-fé,...
tracking img