A nova ordem mundial e os conflitos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (862 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Mundo Multipolarizado


CURITIBA/2012

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

A globalização econômica

Antes de analisar a Nova Ordem Mundial, é importante lembrarmos que a Guerra Fria, apesar de todosos perigos que representou, foi marcada por um grande crescimento econômico.
E esse crescimento econômico, principalmente nas economias capitalistas centrais (EUA, Europa Ocidental e Japão), trouxeum grande benefício a maioria da população dos países do Primeiro Mundo. Na verdade, o mundo nuca viu um período de tanta prosperidade como o da Guerra Fria, marcado por um grande desenvolvimentotecnológico baseado na fabricação de produtos de massa, que inclui milhões de pessoas na produção e no consumo.
No caso específico dos EUA , a indústria de armamentos se transformou em um dos maisimportantes setores produtivos, empregando milhares de trabalhadores e influindo decisivamente na política externa do país.
Foi durante a Guerra Fria que a população juvenil, em razão de seu número epoder de compra, passou a ser a protagonista de vários movimentos culturais (omo o surgimento do (rock'n'roll) e políticos.
Por outro lado, embora os países subdesenvolvidos, como no caso do Brasil ,tenham também crescido muito naquele período, não foram capazes de resolver os seus problemas de externa pobreza e concentração de renda.
O término da Guerra Fria e a chegada da chamada globalizaçãoeconômica foram saudados pelos meios de comunicação como uma oportunidade para levar a prosperidade a todos os cantos do mundo. Mas foi isso que aconteceu ?

Hegemonia econômica e militar

Se vocêfizesse uma pesquisa sobre tudo falou na tv e que saiu nos jornais depois da queda do Muro de Berlim, teria chegado a conclusão de que o fim da bipolaridade socialismo x capitalismo era visto como oinício de uma Era de grande paz social, harmonia política e prosperidade econômica.
Porem, como você pode constatar no decorrer deste livro, a realidade não confirmou as esperanças divulgadas no...
tracking img