EUA e a nova desordem mundial

Páginas: 20 (4837 palavras) Publicado: 22 de fevereiro de 2014
Geopolítica: o papel dos Estados Unidos e a nova "desordem" mundial

Num mundo que se globaliza cada vez mais, o termo Geopolítico também é utilizado muito mais. Mas o que há por trás desse vocábulo, que funde o prefixo geo com a palavra política? Será uma mistura de geografia e política? A Geopolítica não é a política normal, pois essa somente é praticável nos limites territo­riais de um paíse de uma sociedade. A Geopolítica se refere, principalmente, à ação que coloca em contato Estados nacionais territoriais (países) entre si. Por seu intermédio, tanto se constroem acordos econômicos e de cooperação, como se realizam ações estratégicas em busca de vanta­gens econômicas e territoriais, como celebra-se a paz em tratados interna­cionais ou se faz guerra também.
Tantos são os países(Estados nacionais territoriais) no mundo, quanto são os inte­resses que não se harmonizam. A lógica de construção de interesses de um país A não se harmoniza necessariamente com os interesses do seu vizinho B. O funcionamento interno de um país, de uma sociedade nacional, não tem como objetivo criar interesses comuns com outros países. Em geral, mal se conseguem criar interesses comunsinternamente a um país.
Apesar de serem mundos próprios, com pers­pectivas únicas, desde há muito tempo os países vêm se abrindo para as relações. Aliás, muitos devem sua própria fundação e existência às rela­ções com outros países. Não será esse o caso do próprio Brasil? Assim, criou-se historicamente uma teia, uma malha de relações internacionais,dotada de alguma ordem, que, por vezes, pode ser vista comoum sistema. Eis algumas caracte­rísticas elementares dessas relações:
> sempre se caracterizaram pela desi­gualdade, com alguns países levando maiores vantagens econômicas, esta­belecendo os parâmetros das relações, subordinando os mais frágeis;
> sempre resultaram de negociações difíceis, pois poucas vezes as relações internacionais encontram apoio das sociedades. Exemplo: se importar bensindustriais de outros países, sem maio­res restrições, prejudica os produtores do país, por isso é necessário impor restri­ções, impostos ou proibições parciais;
> os conflitos de interesses econômicos entre países, nessa "arena internacio­nal", estiveram entre os motivos prin­cipais de várias guerras, inclusive as chamadas guerras mundiais;
> com o desenvolvimento dos meios de transportes e meiosde comunicação, as distâncias geográficas vêm sendo mais bem controladas, aumentando o potencial de relações econômicas, sociais e culturais entre os países. Quer dizer: mais interesses nacionais diferen­tes entram em contato.
Quer dizer então que estamos aumentando para a humanidade (representada em várias sociedades nacionais diferentes) o risco da ampliação de conflitos? Duas respostas po­demser dadas a essa questão:
1.Não é bem assim, porque entre os diversos e diferentes interesses nacionais, há sempre a vantagem econômica e cultural de esta­belecer um relacionamento. Há o interes­se em se relacionar. São raros os Estados nacionais e as sociedades que optam pelo isolamento;
2. E há também países poderosos que têm for­ça para influenciar a criação de uma certa ordem nessasrelações. Essa força é traduzida numa expressão muita utilizada quan­do se fala na Geopolítica internacional: potência ou mesmo superpotência. Por isso, pode-se falar em ordem mundial ou, então, velha ordem mundial, nova ordem mundial, "desordem" mundial etc. Alguns chegam a falar em sistema mundial.
A natureza das ações que constroem, que sustentam, que desagregam essa(s) ordem(ns) mundial(ais), ou osistema mundial, é dada pela Geopolítica.
Existe uma ordem mundial contemporâ­nea possível de ser descrita? Existe, e nela os EUA são um país que tem um papel-chave. E sem o entendimento do que é geopolítica, Estado nacional, potência e superpotên­cia e sem conhecer um pouco da história da construção desse poder dos EUA, essa ordem mundial não será compreensível.
Vamos começar a partir de um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • EUA e a nova desordem mundial
  • geopolitica: o papel dos eua e a nova desordem mundial
  • Geopolítica: O Papel dos EUA e a nova desordem mundial
  • A Nova Desordem Mundial
  • A nova desordem mundial
  • a nova desordem mundial
  • nova desordem mundial
  • Nova desordem mundial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!