A nova economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (607 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Nova Economia
As principais mudanças que transformaram a economia mundial são: a globalização; os avanços tecnológicos, principalmente na área de comunicação; diversidade cultural; expectativas dasociedade; aumento do empreendedorismo e clientes mais exigentes.
A Globalização
As fronteiras nacionais perderam quase o sentido de definição dos limites de operação de uma organização. Algumasempresas são motivadas a expandir seus negócios para além de suas fronteiras nacionais, com o auxilio da tecnologia moderna, com a finalidade de obter vantagens de custos comparados a suasconcorrentes. Segundo Stephens (2008, p. 6):
A globalização não significa apenas fazer negócios além das fronteiras nacionais. Significa também aumento da competição para quase todo tipo de organização. As duasprincipais forças da globalização foram à procura de novos mercados e os esforços para a redução de custos.
As Três Ondas
No fim do século XIX, a primeira onda, todas as economias eram baseadas naagricultura. Cerca de 90% da população trabalhavam em áreas agrárias. A partir do fim do século XIX até os anos 60, inicia-se a segunda onda, onde os países desenvolvidos deixaram de ser sociedadeagrária e basearam-se numa sociedade industrializada. Stephens (2008) afirma que: “A segunda onda, mudou totalmente a vida dos aldeões ingleses à medida que se adaptaram à vida nas fabricas”. A terceiraonda está baseada na informação e com isso eliminou cargos industriais de baixa qualificação, porém criou oportunidades de trabalhos cultos e qualificados.
Diversidade Cultural
No Brasil, aparticipação das mulheres no mercado de trabalho dobrou, e hoje mais da metade das mulheres trabalham. Estatisticamente, em 1989, 39% das mulheres casadas trabalhavam. Hoje, 48,5% das mulheres casadastrabalham. Muitas nações industrializadas estão incorporando mulheres à mão-de-obra. O número de mulheres na força do trabalho está se aproximando ao número de homens nos países desenvolvidos, como por...
tracking img