A necessidade da contabilidade gerencial para a tomada de decisão nas empresas brasileiras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2725 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A NECESSIDADE DA CONTABILIDADE GERENCIAL PARA A TOMADA DE DECISÃO NAS EMPRESAS BRASILEIRAS













. Osny Jose Santos
.
























Belo Horizonte

2011















A NECESSIDADE DA CONTABILIDADE GERENCIAL PARA A TOMADA DE DECISÃO NAS EMPRESAS BRASILEIRASSUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO................................................................................03

2 A CONTABILIDADE GERENCIAL COMO SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONTÁBEIS.......................................................................................04
2.1 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO....................................................05
2.1.1 SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL(SIG)....................06
3 OBJETIVOS DA CONTABILIDADE GERENCIAL...........................07
4 CONTABILIDADE DE CUSTO........................................................09
4.1 FINALIDADE DA CONTABILIDADE DE CUSTOS.......................11
5 CONCLUSÃO..................................................................................13
6 REFERENCIASBIBLIOGRAFICAS................................................14


























1 INTRODUÇÃO

Diante do cenário atual a qualidade de produtos e serviços deixou de ser apenas uma estratégia de diferenciação para as empresas e passou a ser uma questão de necessidade e de fundamental importância para sua sobrevivência em um mercado altamente competitivo em que atuam. Essa competitividade de busca contínua emaprimorar a qualidade em todos os processos e atividades que executam, exige das empresas, meios confiáveis de obter informações indispensáveis e em tempo hábil para subsidiá-las no processo de tomadas de decisão.

Desta forma, a contabilidade Gerencial e de Custo apresenta como instrumentos de gestão, fornecendo as informações necessárias e auxiliando nos processos de concorrência, na qual,registram-se as transações ocorridas nas organizações de forma clara, integrada, completa, por isso, é visto como alicerce para as decisões, se tornando assim indispensável para o sucesso das empresas.















03
2 A CONTABILIDADE GERENCIAL COMO SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONTÁBEIS

Uma grande dificuldade que assola os negócios da maioria das empresas brasileiras é ausência deinformações que auxiliem no processo de gestão, impedindo que as mesmas alcancem o sucesso.

Os dados contábeis são de fundamental importância para obtenção de informações, estas são úteis e representam um instrumento gerencial para o processo decisório de forma a alcançar uma vantagem competitiva sustentável.

As informações geradas pela Contabilidade Gerencial podem auxiliar os gestores amelhorar a qualidade das operações, reduzirem custos operacionais e aumentar a adequação das operações às necessidades dos clientes.

A Contabilidade Gerencial cria valor dentro da empresa, pois está envolvida com o processo de identificação, mensuração, análise e interpretação dos dados para transformá-los em informações, que serão utilizadas no planejamento, controle e tomada de decisão pelaadministração da empresa.
Segundo Longenecker (1998, p.515) “os administradores precisam ter informações precisas, significativas e oportunas, se quiserem tomar boas decisões.”
Isso é particularmente verdadeiro quando se refere à necessidade de informações financeiras sobre as operações da empresa. A experiência sugere que a falta de aptidão em sistemas contábeis é um fator básico de insucesso entrepequenas empresas.

A contabilidade aparece como instrumento principal para fundamentar as decisões do administrador, que através das informações geradas, conseguem tomar decisões com maior segurança. Um dos instrumentos eficazes na administração de recursos é o planejamento financeiro, que segundo Santiago (2006, p.49) afirma que,
04
Todo planejamento financeiro deve ter por base...
tracking img