A Natureza e seus Elementos – Em convivência com os Poemas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 7 (1564 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 12 de dezembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto

Tema
Quatro Estaçoes
Projeto Integrado
A Natureza e seus Elementos –
Em convivência com os Poemas
COORDENAÇÃO GERAL
Luize Auxiliadora da Silva,
Desenvolvimento Literário e Ambiental.
EXECUÇÃO DO PROJETO
Luize Auxiliadora da Silva

REALIZAÇÃO:
Luize Auxiliadora da Silva - Professora da Rede Estadual de Ensino Arte Educadora na área da língua portuguesa.
 Rosário Oeste -2011
“Este projeto faz parte do Caderno do Professor – Meio Ambiente Cidadania e Educação – que compõe o kit educacional do Projeto Cultura Ambiental em Escolas da Zona Rural.”

A NATUREZA E SEUS ELEMENTOS: CRIAÇÃO DE POEMAS
I – CARACTERIZAÇÃO

PROJETO INTEGRADO:

OBJETIVOS: produzir poemas tendo como tema condutor os elementos da natureza e obtendo de uma vida mas saudável.
ÁREAENVOLVIDA: Língua Portuguesa
ESTRATÉGIAS DE TRABALHO:
• leitura e análise de poemas;
• discussão sobre os elementos da natureza;
• produção de poemas, em grupos e com a classe toda.

PAPEL DO PROFESSOR:
• trabalhar os recursos poéticos;
• coordenar as atividades e estimular a produção de textos;
• fazer os registros do trabalho realizado por ele e pelos alunos.

PAPEL DOS ALUNOS:• participar das discussões sobre os elementos da natureza;
• realizar a criação de poemas;
• fazer os registros do trabalho realizado.

MATERIAL NECESSÁRIO: textos poéticos.
DURAÇÃO MÍNIMA: 180 horas

II – ORGANIZAÇÃO E DESCRIÇÃO DAS AÇÕES

1- Apresentar aos alunos alguns textos literários que tratam de temas ligados à natureza e seus elementos para discussão e parâmetro para acriação verbal. Explorar, sempre que possível, as características poéticas dos textos, como: figuras de linguagem, rimas, sonoridade dos versos, disposição gráfica das palavras no texto. No item VII, são oferecidos alguns textos que poderão ser utilizados como motivação, exemplo e exploração dos recursos poéticos.
2- Desenvolver atividades com o grupo todo, escolhendo uma ou mais técnicas sugeridasa seguir. O tema pode ser de livre escolha da sala ou relacionado com os conteúdos já trabalhados. Sugere-se deixar os elementos da natureza, propriamente ditos, como temas para o trabalho em grupo, que será realizado na etapa seguinte.
A- Poema a partir de tempestade de ideias: escrever na lousa uma palavra-chave que servirá como tema gerador (por exemplo: vida, natureza, meio ambiente etc.).Pedir que os alunos falassem livremente palavras que estão associadas a esse tema. Conforme os alunos falam, o professor irá escrevendo as palavras na lousa em volta do tema, ligando-as com flechas. No fim da atividade a lousa terá uma rede de associações significativas com o tema que estará no centro da lousa. Pedir para que eles criem um poema utilizando palavras da lousa, relacionados com otema gerador.
B- Apresentação de um ser ou objeto: trata-se de uma técnica muito interessante de descrever um objeto (tal como uma adivinha), ressaltando seus aspectos sensoriais, descritivos, funcionais, como se ele estivesse sendo notado pela primeira vez. Geralmente é o próprio objeto que se apresenta. O poema O ar (o vento), de Vinícius de Moraes, é um bom exemplo desse tipo de construçãotextual (ver item VII).
C- Empréstimos da poesia: criar poemas inspirados em diferentes formas e características poéticas de outros poemas lidos, como as dos poemas concretos, haikai, acrósticos, entre outros.
4- Conversar com a classe sobre os elementos da natureza e sua importância para a transformação da natureza.
5- Formar grupos de três ou quatro alunos: cada grupo escolherá um dos elementos(terra, fogo, ar e água) ou qualquer aspecto relacionado aos elementos da natureza (por exemplo: mar, chuva, vento, ferro etc.) como tema central do texto e criará seu poema, utilizando a(s) técnica(s) trabalhada (as) pelo professor.
O professor poderá escolher outros gêneros de referência, como rap, adivinha trova, literatura de cordel, fábulas para produção de textos etc.

III –...
tracking img