O guardador de rebanhos - Alberto Careiro

897 palavras 4 páginas
O guardador de rebanhos
RESUMO
O Guardador de Rebanhos marca o surgimento do heterônimo Alberto Caieiro. A criação de autores é um traço marcante na poesia de Fernando Pessoa, tanto que ele teve a preocupação de deixar registradas as biografias de seus heterônimos. Devemos ter em mente que pseudônimo é somente um nome inventado, já o heterônimo vai além: tem biografia, identidade, é uma persona diferente de seu criador.
Fernando Pessoa define Alberto Caieiro como alguém bastante simples, de pouca instrução, sem profissão, tendo vivido quase toda a vida no campo. E, de fato, elementos campestres estão na base do poema.
Em um panorama geral, o poema defende a ideia da superioridade do sentir sobre o pensar. É impregnado de panteísmo, ou seja, a ideia de que a divindade não está em um deus, mas na união com os elementos da natureza, muito citados ao longo da obra.
As estrofes, que podem ser lidas como poemas avulsos, formam uma sequência e podem ser entendidas como um dia na vida do guardador de rebanhos. No relato, não há metafísica nem mistério, somente uma contemplação calma da natureza, em que o pensar passa pelo sentir. Vemos o mundo pelos olhos do eu lírico, que usa a observação da natureza para falar sobre a vida. Na última estrofe, o guardador volta para casa, envolvido pelo silêncio da noite.
CONTEXTO
Sobre o autor
Fernando Pessoa é considerado o maior poeta da Língua Portuguesa no século XX e um dos maiores de todos os tempos. Foi também tradutor, colocando em português obras inglesas e vice-versa. Notabilizou-se pelo uso de heterônimos em sua poesia, um dos quais, Alberto Caieiro (1889-1915), assina O Guardador de Rebanhos.
Importância do livro
O Guardador de Rebanhos é uma obra composta de 49 poemas ou partes, que começam a ser datados em 8 de março de 1914. O livro é assinado por Alberto Caieiro, um dos heterônimos do poeta Fernando Pessoa. É um dos marcos do modernismo por sua livre descrição das sensações e pensamentos do eu lírico.

Relacionados