A natureza da psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1998 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Natureza da Psicologia
“A psicologia faz perguntas que tocam praticamente todos os aspectos de nossas vidas. [...]. Os psicólogos estão realizando pesquisas para encontrar respostas para estas e muitas outras perguntas.”
“A Psicologia também afeta nossas vidas por meio de sua influencia nas leis e na política publica. As teorias e pesquisas psicológicas e pesquisas psicológicas influenciaramleis referentes à discriminação, à pena de morte, à pornografia, ao comportamento sexual e à responsabilidade pessoal pelos atos. [...].”
“Uma vez que a psicologia influencia tantos aspectos de nossas vidas, mesmo as pessoas que não pretendem tornar-se especialistas precisam saber um pouco sobre esta área dinâmica. [...].”
“É preciso saber duas coisas para avaliar estas afirmações. Primeiro épreciso saber que fatos psicológicos já estão firmemente estabelecidos. [...]. Segundo, é preciso ter o conhecimento necessário para determinar se os argumentos que sustentam a nova afirmação satisfazem os critérios de prova cientifica; [...].”
O Escopo da Psicologia
“A psicologia pode ser definida como o estudo cientifico do comportamento e dos processos mentais. Uma variedade impressionante detópicos encaixam-se nesta definição. [...].”
Danos Cerebrais e Reconhecimento de Rostos
“Não é de surpreender que quando as pessoas sofrem danos cerebrais seu comportamento é afetado. [...]. Em alguns casos deste tipo, por exemplo, as pessoas não conseguem reconhecer rostos familiares como resultado de danos numa região particular no lado direito do cérebro [...]. Casos como estes tem muito a nosinformar sobre o funcionamento do cérebro. Eles indicam que algumas funções psicológicas localizam-se em determinadas partes do cérebro.”
Atribuição de Traços às Pessoas
“[...] . Tendemos a julgar que as ações de outras pessoas são causadas por suas características pessoais, e não pelas circunstâncias nas quais se encontram – mesmo que algumas pressões circunstanciais possa, ser tão grandes quefaçam com que todas as pessoas ajam de maneira previsível.”
Amnésia infantil
“[...] . Este fenômeno chamado de amnésia infantil, é particularmente notável, considerando-se que nossos primeiro três anos são muito ricos de experiências: somo recém nascidos indefesos que se tornam bebes que engatinham e balbuciam e, depois, crianças que andam e conversam. Mas estas extraordinárias transiçõesdeixam poucos vestígios em nossa memória.”
Obesidade
“[...] . A obesidade é perigosa - ela aumenta a vulnerabilidade à diabete, à hipertensão e as doenças cardiovasculares. Os psicólogos se interessam pelos fatores que levam as pessoas a comer em demasia. Um dos fatores parece ser um histórico de privação. [...].”
Efeitos da Violência da Mídia sobre a Agressividade das Crianças
“há muito existe acontrovérsia em torno da questão de a violência na televisão fazer com que as crianças se tornem mais agressivas. Embora muitos analistas acreditem que a violência na TV afeta o comportamento das crianças, outros sugerem que assistir à televisão pode ter um efeito catártico – ou seja, que a TV pode, na verdade, reduzir a agressividade por permitir que as crianças a expressem da maneira vicariante,deste modo “eliminando-a de seu sistema”. Mas as evidencias de pesquisa não confirmam esta ideia. [...].”
Origens Históricas da Psicologia
“As raízes da psicologia podem ser encontradas nos grandes filósofos da Grécia. Os mais famosos entre ele, Sócrates, Platão e Aristóteles fizeram perguntas fundamentais sobre a vida mental. [...]. Estas perguntas, [...] tratam da natureza da mente e dosprocessos mentais e, como veremos na seção a seguir. Elas são os elementos fundamentais da perspectiva cognitiva na psicologia.”
“Outras psicologias tratam da natureza do corpo e do comportamento humano, tendo também uma longa historia. [...].”
Nativismo versus Empirismo
“[...]. A concepção nativista afirma que os seres humanos vêm ao mundo com um suprimento inato de conhecimento e entendimento...
tracking img