A natureza da filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2594 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NATUREZA DA FILOSOFIA

A famosa escultura de Auguste Rodin “ O Pensador” (francês: Le Penseur) é a representação clássica de um homem imerso em seus pensamentos, deixando transparecer a força interna do conflito do pensamento e da matéria, caracterizando a força e a fragilidade humana.
A representação da obra transmite uma única certeza: a busca pela solução de um problema. Originalmentechamado de O Poeta, a peça era parte de uma comissão do Museu de Arte Decorativa em Paris para criar um portal monumental baseada na Divina Comédia de Dante Alighieri. Cada uma das estátuas representava um dos personagens principais do poema épico.
O Pensador originalmente queria representar Dante em frente aos Portões do Inferno, ponderando seu grande poema. A escultura está nua porque Rodinqueria uma figura heroica à la Michelângelo para representar o pensamento, assim como a poesia.
A Filosofia surgiu quando alguns gregos admirados e espantados com a realidade, insatisfeitos com as explicações que a tradição lhes dera, começaram a fazer perguntas e buscar respostas para elas, demonstrando que o mundo e os seres humanos, os acontecimentos naturais e as coisas da natureza podem serconhecidas pela razão humana, e que a própria razão é capaz de conhecer-se a si mesma.
Eles deram-se conta de que a verdade do mundo e dos seres humanos não era algo secreto e misterioso, que só pudesse ser revelado a poucos escolhidos, mas poderia ser conhecido por todos através do pensar e podendo ser transmitido e ensinado a todos.
O significado de Filosofia é amor à sabedoria: Filos é amor,amizade. Sophia é sabedoria. Filos Sophos: amante da sabedoria. O que é sabedoria? “É o conhecimento, mas um conhecimento como concebido por Sócrates, que afirmava:”" O homem que diz saber, mas não vive de acordo com o que sabe, na realidade não sabe”. Se sei o que devo fazer e não faço, na verdade quer dizer que não sei.
A Filosofia não é um conjunto de conhecimentos prontos, um sistema fechadoem si mesmo. É uma maneira de pensar e de se posicionar no mundo, sendo uma maneira de se observar a realidade, para pensar sobre os acontecimentos além de uma situação imediata. Assim ela pode pensar sobre a ciência, seus valores e seus métodos, pode pensar sobre religião, sobre arte, sobre o homem em seu cotidiano.
Esta é uma das muitas razões pela qual a Filosofia incomoda, porque questiona ojeito de ser das pessoas, da sociedade, do mundo. Desta maneira, o que é mais importante é o processo de reflexões, de questionamentos sobre “verdades”. As perguntas vão se fazendo mais críticas, mais refinadas, sendo suas respostas menos superficiais, se transformando em questões imperiosas e mais profundas. Há uma descoberta sobre sua motivação, seu sentido mais amplo.
Na Educação, aFilosofia desempenha a missão de conduzir o aluno para o senso crítico, para que supere as concepções superficiais sobre os homens, a natureza e a sociedade.
Para que isto ocorra, a Filosofia deve ser trabalhada de maneira que estimule o desenvolvimento da reflexão do estudante e lhe ofereça informações sobre o desenvolvimento do pensamento filosófico.
O resultado deste processo, é a ampliação daconsciência de si mesmo, onde exerce a autocrítica e a consciência do mundo, com a compreensão do mundo natural e social, com suas possibilidades de mudança. Não se trata de contemplar o mundo, mas de querer transformá-lo.
Desta forma o estudante possui a capacidade de analisar e discutir problemas, sem aceitar de forma mecânica opiniões alheias. Torna-se portanto um sujeito com senso crítico,tendo uma curiosidade intelectual e questionamentos para abordar problemas do cotidiano. A educação quando é voltada para a formação do pensamento crítico, contribui para a liberdade nos diversos aspectos de sua vida.
A escola também é alvo de reflexão filosófica, pois pressupõe o homem como um ser incompleto, que pode ser aprimorado. Sendo educado para quê? Para ser acomodado às necessidades...
tracking img