A MUSICALIDADE QUE PARTIU DOS MORROS PARA O MUNDO

12187 palavras 49 páginas
A MUSICALIDADE QUE PARTIU DOS MORROS PARA O MUNDO:
A face popular da música carioca no Brasil da Primeira República

Epígrafe: Poderíamos dizer que, neste quadro, o músico representa a farmacopéia. E não há quem não veja quão maravilhoso campo se lhe oferece; tanto mais, que numa certa altura não se trata apenas de um problema de tensões, mas também de considerações estéticas agindo numa esfera mais ampla da sensibilidade do paciente. (Sérgio Magnani, 1989, p.55.)
RESUMO: O texto aborda o sentido da musicalidade popular brasileira como parte formadora da identidade cultural do país. Esta abordagem está inserida no contexto da Circularidade Cultural que aponta a intercomunicação entre diferentes classes, dentro de um patamar de aceitação e de contradições sociais que estiveram presentes no Rio de Janeiro, durante a primeira República do Brasil.

Esta pesquisa vem contemplar a formação sociocultural da música popular brasileira, tratando das contribuições culturais que promoveram a consagração da música popular, que integrou diferentes influências das camadas sociais componentes da sociedade carioca no início do século XX.
Hoje o samba constitui um dos maiores ícones da representação cultural do Brasil; mas como esta face popular alcançou reconhecimento nacional e mundial de identidade cultural da nação? Quem foram seus protagonistas numa luta social que envolvia uma elite pretensamente progressista e adepta de valores positivistas e, de outro lado, uma população mestiça e de ex-escravos que eram marginalizados, mas ainda assim puderam mostrar sua originalidade cultural e conquistar grandes públicos com a peculiaridade de seus ritmos, canções e cotidiano?
Este trabalho, antes de responder a tais questões, buscará ainda se debruçar a um olhar crítico sobre a sociedade, moral e comportamentos que moldaram o amálgama da multiplicidade e da circularidade cultural de nossa etnia.
Em se tratando de espaço e temporalidade, falo da capital federal da Primeira

Relacionados

  • Português
    22468 palavras | 90 páginas
  • OIDA Yoshi O Ator Invisivel
    58826 palavras | 236 páginas
  • E O Radio
    217392 palavras | 870 páginas