A mulher que ousou lutar pelos direitos das mulheres: nísia floresta

1681 palavras 7 páginas
INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo o estudo da biografia de Nísia Floresta (1810 – 1885), retratar como viveu a mulher que ousou lutar pelos direitos das mulheres e, sobretudo suas contribuições para educação.
Nascida como Dionísia Pinto Lisboa, ficou conhecida pelo pseudônimo Nísia (diminutivo de Dionísia) Floresta (uma referencia ao sitio onde nasceu) Brasileira (afirmação de sua profunda nacionalidade) Augusta (uma homenagem ao seu segundo companheiro e pai de seus filhos).
Apontada como uma das primeiras feministas brasileiras foi também educadora, escritora e poetisa. Nísia nasceu em 12 de outubro de 1810 no Rio Grande do Norte, filha de um advogado português Dionísio Gonçalves Pinto Lisboa e Antônia Clara Freire.
Nísia viveu em um período histórico em que as mulheres permaneciam enclausuradas e recebendo um nível de educação inferior ao dos homens, sofrendo diversos tipos de exclusão, sobretudo no campo intelectual.
Nísia, pioneira em sua época, esteve presente na luta pelos direitos da mulher e a igualdade entre mulheres e homens. VIDA E OBRA
Nísia e sua família mudavam-se constantemente devido às perseguições sofridas pelo seu pai, que assumia causas contra grandes fazendeiros da região.
Em 1823, aos 13 anos, Nísia teve um primeiro casamento arranjado com Manuel Alexandre Seabra de Melo, que durou alguns meses, pois ela abandonou o marido e voltou a viver com a família.
Após a morte de seu pai Dionísio em agosto de 1828, Nísia passa a viver com o estudante de direito Manuel Augusto de Faria Rocha. Em janeiro de 1830 nasce a primeira filha de Nísia, Lívia Augusta, que será sua grande companheira de viagem pela Europa e tradutora de seus livros.
Em 1831, Nísia Floresta estreou nas letras através do jornal “Espelho das Brasileiras” dedicado às senhoras pernambucanas, durante 30 números do jornal, a maioria desaparecida, a autora colaborou com artigos que tratavam da condição feminina em diversas culturas.
Nísia Floresta escreveu 15

Relacionados

  • N sia Floresta Brasileira Augusta
    2710 palavras | 11 páginas
  • A representação da violência contra a mulher em alguns contos de marina colasanti
    40843 palavras | 164 páginas
  • A técnica do romance
    288143 palavras | 1153 páginas
  • Questões Objetivas de Filosofia
    468202 palavras | 1873 páginas