Homofobia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (343 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Homofobia significa um certo preconceito contra homossexualidade ou homossexuais. Esse termo foi utilizado pela primeira vez nos Estados Unidos nos anos 70 e, a partir dos anos 90 se espalhou aoredor do mundo. A palavra fobia vem de “medo irracional”, e por ser motivo de discussão ainda entre alguns teóricos não se deve resumir o conceito a esse significado.
Podemos entender a homofobiatambém como uma atitude de colocar o homossexual inferior, anormal, baseando a heterossexualidade como o padrão, norma.
Ao longo dos anos, inúmeras denominações foram usadas para identificar ahomossexualidade, refletindo o caráter preconceituoso das sociedades que notaram determinados termos, como: pecado mortal, perversão sexual, aberração.Outro "componente" da homofobia é a projeção. Para apsicologia, a projeção é um mecanismo de defesa dos seres humanos, que coloca tudo aquilo que os ameaça como sendo algo externo a ele. Assim, o mal é sempre algo que está fora do sujeito e ainda, diferentedaqueles com os quais se identifica.
Assim, podemos entender a complexidade da homofobia que compreende desde as conhecidas “piadas” para ridicularizar até ações como violência e assassinato. Ahomofobia ainda implica uma visão patológica da homossexualidade, submetida a olhares clínicos, terapias e tentativas de “cura”.
A homofobia compreende também nas questões públicas, como a luta pordireitos. Tais comportamentos homofóbicos aparecem pelo medo da igualdade de direitos entre homo e heterossexuais, uma vez que isso significa, o desaparecimento da hierarquia sexual estabelecida, como foivisto.
Podemos entender então que a homofobia compreende duas dimensões fundamentais: de um lado a questão afetiva, de uma rejeição ao homossexual e de outro, a dimensão cultural que destaca aquestão do conhecimento, onde o objeto do preconceito é a homossexualidade como fenômeno, e não o homossexual.
Em 2011, foi reconhecido a legalidade da união estável entre pessoas do mesmo sexo no...
tracking img