A morte e o morrer

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3094 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A morte é parte integral da vida e da existência humana, tão previsível e natural quanto o nascer. Antigamente o paciente em fase terminal, morria lentamente em sua própria casa, onde tinha tempo para despedir-se e passar seus últimos momentos com seus familiares. Com o desenvolvimento científico o morrer tornou-se mais solitário e desumano. Geralmente o doente é confinado em umhospital, estando às pessoas mais preocupadas com o funcionamento de seus pulmões, secreções e não com o ser humano que há nele. Estando muitas vezes sofrendo mais emocionalmente que fisicamente. Era mais fácil elaborar a morte, já que a crença religiosa acreditava que o sofrimento na terra seria recompensado no céu, oferecendo esperança e sentido ao sofrimento, ao contrário da rejeição da sociedademoderna, que aumenta a ansiedade , obrigando-nos a fugir da realidade e do confronto com a nossa própria morte. Diariamente, o profissional de saúde defronta-se com a angústia de cuidar de pacientes em processo de morrer e com as respectivas famílias envolvidas nesse processo. Neste trabalho vamos lidar com vários conceitos de morte: A morte nas diversas culturas, Eutanásia, Suicídio, Amputação,Luto e como os profissionais da área de saúde lidam frente ao morrer.









A MORTE E O MORRER

O homem de hoje, por razões históricas e culturais, encara a morte como um problema. É inevitável a sua chegada, apesar de nossa sociedade procurar de todas as formas evitarem. Procuramos de todas as formas afasta-la, em uma procura longa de uma imortalidade nunca alcançada.

• A mortenas diversas culturas

Em nossa sociedade, o medo da morte faz parte do cotidiano das pessoas. Elas fazem de tudo para aumentar os seus anos de vida, lançando mão dos recursos da medicina e até de crenças religiosas inescrupulosas. A morte, temida por muitos, já foi dilema de várias sociedades, ou até mesmo tema principal, como no caso da sociedade egípcia, que durante a vida, já planejava umavida pós-morte, fato confirmado pela existência de inúmeros objetos encontrados próximos a corpos mumificados. A nossa sociedade prefere de certa forma evitar tal assunto, criando certo tabu ao descrever o que seria morte. Muitos ainda se ligam ao conceito de “terra e céu”, presos a uma concepção religiosa do bem fazer em uma vida como garantia de uma vida no reino divino celestial.

•Eutanásia e repercussões psicológicas

A eutanásia é uma forma de apressar a morte de um doente incurável, sem que esse sinta dor ou sofra, a ação é praticada por um médico com o consentimento do doente, ou da família do mesmo. A eutanásia tem dois lados, a favor e contra. Do ponto de vista a favor, ela seria uma forma de aliviar a dor e o sofrimento de uma pessoa que se encontra num estado muitocrítico e sem perspectiva de melhora, dando ao paciente o direito de dar fim a sua própria vida. Já do ponto de vista contra, a eutanásia seria o direito ao suicídio, tendo em vista que o doente ou seu responsável teria o direito de dar fim a sua vida com a idéia de que tal ato aliviaria dor e sofrimento do mesmo. No Brasil a eutanásia é considerada homicídio, já na Holanda é permitido por lei.

•Suicídio e doença mental
Suicídio é um ato que consiste em pôr fim intencionalmente à própria vida. É uma atitude individual, de livre arbítrio, de extinguir a própria vida por ato deliberado, podendo ser causada entre outros fatores por um elevado grau de desespero e sofrimento, geralmente de nível emocional, sentimental, mas também poderá ser causado por motivos econômicos entre outros. Outrosfatores podem ter origem na depressão nervosa, ou desespero perante uma doença grave, sendo, ato deliberado e consciente, a sair de situações desesperadoras de grande sofrimento. Quando se comprova de não ser deliberado, fica difícil de identificar o motivo da morte, ao nível da medicina que tanto pode ser verdadeiro ou ter sua origem em algum transtorno psiquiátrico como a psicose aguda ou a...
tracking img