A moeda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3090 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- A Moeda

a) Definição de Moeda

Moeda pode ser definida como um ativo financeiro de aceitação geral, utilizado na troca de bens e serviços, que tem poder liberatório (capacidade de pagamento) instantâneo. Sua aceitação é garantida por lei (ou seja, a moeda tem “curso forçado” e sua única garantia é a legal).

b) Funções da Moeda
* Meio ou instrumento de troca. Num sistemaeconômico baseado na especialização e divisão do trabalho, é imprescindível que exista um instrumento que facilite as trocas de mercadorias. Se não houvesse esse instrumento, as trocas teriam que ser diretas (economia de trocas ou de escambo), trocando-se bens por bens. Isso exigiria dupla coincidência de desejos (um criador de galinhas que desejasse comprar roupas deveria encontrar um alfaiate dedesejasse comer galinhas). Ademias ocorreria um problema de indivisibilidade (se um fabricante de móveis quisesse tomar um cafezinho, como ele faria?). Acrescente-se que se perderia muito tempo para viabilizar essas trocas sejam indiretas (até o criador de galinhas encontrarem um alfaiate que queira comprar galinhas). A moeda permite que as trocas sejam indiretas e supera essas dificuldades, reduzindocustos de transação;
* Unidade de medida (ou unidade de conta). A moeda serva para comprar e agregar o valor de um caminhão com o valor de uma bola de futebol. Ela serve como medida do valor de troca das mercadorias, sendo que o preço de um bem é a expressão monetária do valor de troca desse bem: se uma maçã vale $500,00 e uma banana $ 50,00, uma maçã pode ser trocada por 10 bananas;
*Reserva de valor. A moeda representa um direito que seu possuidor tem sobre outras mercadorias. Ela pode ser guardada para uso posterior, pelo que ela serve de reserva de valor ou forma de poupança. A moeda serve de reserva de valor para uma pessoa, mas não para toda sociedade (o que é chamado de falácia ou sofisma da composição): o que vale par o individuo não vale para a sociedade, pois o quedetermina a riqueza de um país é uma produção global e não o montante de moeda existente.

c) Tipos de Moedas

* Moeda - mercadoria: determinada mercadoria é usado como moeda. Um tipo de moeda-mercadoria é a moeda metálica, isto é, o ouro, a prata e etc. Metais preciosos ou semi-preciosos que formam usados como moeda.
* Moeda - papel: corresponde a uma nota de papel que expressa umdeterminado valor de ouro, isto é, possui lastro em determinada mercadoria.
* Papel - moeda ou moeda fiduciária: notas de papel emitidas pelo governo que não possuem lastro em qualquer mercadoria, isto é, não existe uma garantia física sustentando o valor da moeda, sua aceitação se deve a imposição legal do governo.

d) Motivos para demandar moeda

* Demanda de moeda pormotivo de transações
As pessoas retêm moeda para efetuar pagamentos que vencem antes da data de recebimento de sua renda, ou seja, para fazer face à diferença de datas entre os recebimentos e gastos diários com alimentação, transporte e etc.
Claramente, a demanda de moeda por transação depende do nível de renda: quando a renda aumenta, os gastos também aumentam e os saldos de moeda mantidos paraharmonizar esses fluxos também devem aumentar.
* Demanda de moeda por motivo de precaução
A segunda razão para empresas indivíduos reterem (demandarem) moeda é a incerteza quanto às datas de recebimentos e pagamentos. Pagamentos inesperados ou recebimentos atrasados fazem com que as pessoas retenham uma parcela de moeda como precaução. Claramente, esses saldos monetários (encaixes monetários)de segurança ou precaução também devem depender da renda do individuo ou da empresa. Quanto maior a empresa, ou mais rica a pessoa, maior a necessidade de moeda para precaução. Dessa forma, assim como a demanda por transações, a demanda de moeda por precaução também pode ser escrita como uma proporção da renda monetária.

* Demanda de moeda por motivo de especulação
Keynes deu uma nova...
tracking img