A moda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (579 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA:
Nesta obra, A moda, Erika Palomino apresenta as principais correntes da moda, estuda as tendências de cada década de XX e faz um estudo da moda brasileira até a atualidade. Fazendo umpasseio pelos fundamentos do mundo fashion, discutindo os seus conceitos e levando o leitor aos bastidores desse mundo glamuroso que só existe sob a luz dos holofotes.
No primeiro capítulo, vemos a origemdo termo moda, que vem do latim modus, que significa “modo” ou “maneira”, com isso, podemos observar que desde o seu aparecimento na história da humanidade a moda é o referencial para a construção deuma boa imagem, que atenda os padrões estéticos e que também represente um pouco do contexto social e histórico de um epóca.
No segundo capítulo, as cortinas do espetáculo fashion se abrem,mostrando agora o percurso histórico da alta-costura. Desde sua criação com o ingles Charles Worth, até o badalado mundo das grandes grifes como: Gucci, Dior, Lacroix, entre outras. Passando pelas capitaisconsagradas pelo mundo fashion, como Milão, Madri, Tóquio, São Paulo, e outras mais, contudo, apenas Paris é considerada a capital da alta-costura.
No capítulo seguinte, a autora faz um contrapontosobre quem lança as novas tendências, se é o estilista que produz as roupas para os glamursos desfiles ou se é a indústria têxtil, que com planejamento e antecipação determina os materiais e as cores queestarão disponíveis no mercado.
No capítulo quatro, a autora mostra o caminho inverso das tendências, pois se antes elas iam das passarelas para as ruas, após os anos 60 passou a fazer o caminhoinverso, devido a rebelião dos jovens, que queriam atestar sua rebeldia se vestindo fora dos padrões aceitáveis pela sociedade, criando assim uma moda que o identificava, que o marcava, que era informale transgressora e transformou a visão sobre os estilos que se tinha até então.

No capítulo posterior, vemos como a passagem do século XX foi extremamente marcada marcante. Marcada pelos eventos...
tracking img