A metamorfose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (377 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome: Joyce Denise Pilon
RA:19971102000098
Professora: Marlene M. de Souza
Disciplina: Psicologia Humanista Existencial
Turma: Quinta- feira Noturno
Resenha do Livro:
A Metamorfose (FranzKalfka)
O jovem vendedor Gregor Samsa, morando com seus pais e de sua irmã, um belo dia acorda transformado em um inseto gigantesco. Mal pode mover-se e muito menos ir para o trabalho, como pretendia. Oseu chefe vai até sua casa e, do lado de fora da porta, lhe joga na cara o atraso e queixa-se do baixo rendimento dele ultimamente. Gregor responde com uma voz que ele mal pode ouvir, dizendo que sesentirá melhor logo que saia e comece a trabalhar. Ao abrir a porta, o chefe fica horrorizado.
A família o deixa isolado no quarto e só sua irmã se preocupa em levar-lhe diversos tipos de comida,tentando adivinhar qual lhe agradará. Sua mãe tem medo e nem quer vê-lo. O pai tem que buscar um emprego de contínuo, e a menina também acha um trabalho de balconista. Samsa sobrevive em seu quarto, cadavez mais afastado da natureza humana, embora ainda preocupado com o destino de sua família.
Uma vez deixou o quarto acidentalmente e o pai o obrigou a voltar, lançando-lhe maçãs que ficamincrustadas no corpo dele.
Outra vez sai, atraído pelo violino que a irmã toca para alguns hóspedes e estes se assustam e deixam a casa, enojados.
Sua família que vinha dando mostras de despreocupação como seu caso, pensa o que fazer com ele. A própria irmã, que tanto o havia entendido, diz que eles já toleraram bastante e que já fizeram por ele todo o possível, e que o erro deles foi acreditar queaquela coisa continua o ser o Gregor. Este cada vez come menos, por inapetência, morre e é jogado no lixo. A família se sente livre e começa a fazer planos para casar a menina.
Pode-se dizer que nessahora Kafka inventa o realismo fantástico (ao apresentar em um contexto real um fato fantástico) e dá, também, alguma mostra do expressionismo em que se baseariam outras de suas histórias, como "O...
tracking img