A metafisica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (366 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO CONTESTADO – UnC
CURSO PEDAGOGIA


Disciplina: Filosofia
Acadêmica: Valéria R. de Carvalho Tomelin


A METAFÍSICA


A Metafísica é, entre todas essas ciências teoréticas,a superior, sobretudo porque estuda a realidade suprassensível. Mas, além disso, ela é o mais puro e elevado conhecimento que a inteligência pode almejar, porque é o único saber completamente livre.Investigar o mundo em que vivemos é uma experiência humana básica e necessária para nossa adaptação à realidade, à existência. No entanto, com o passar do tempo, depois de aprender o que parecia sermais relevante para a própria subsistência, a maioria das pessoas tende a esquecer desses momentos. A filosofia junto com a ciência mantém acesa essa chama, indagando de maneira metódica e racional oque é esse mundo que nos envolve.
As investigações mais radicais sobre o mundo e a realidade pertencem à metafísica.
A Metafísica procura apreender as coisas como elas são em si mesmas, e não como semanifestam aos nossos sentidos. A metafísica tem sido criticada pela sua natureza hipotética e por lidar com teorias que não podem ser sustentadas nem provadas por qualquer forma de evidência.


Apalavra metafísica não foi empregada pelos filósofos gregos. Foi usada pela primeira vez por Andrônico de Rode, por volta do ano 50 a.C., quando recolheu e classificou as obras de Aristóteles que,durante muitos séculos, haviam ficado dispersas e perdidas. Com essa sentença- tà meta tà physica-, o organizador dos textos aristotélicos indicava um conjunto de escritos que, em sua classificação,localizavam-se após os tratados sobre a física ou sobre a natureza, pois a palavra grega meta quer dizer “depois de, após, acima de”. (CHAUI, 2005)
Por fim a Metafísica tem a expressão que significaliteralmente aqueles que estão após os escritos da física, haviam recebido uma designação por parte do próprio Aristóteles quando este definira o assunto que tratavam os escritos da filosofia, cujo...
tracking img