Fichamento paulo ventura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (806 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Artigo 1 CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS ACERCA DAS QUESTÕES RELACIONADAS À PROMOÇÃO DA SAÚDE

Pag. 15 Sobre a saúde os autores deixam claro que as posições marcantes a ser tomadas são em relação àrealidade, com posições marcantes as decisões.
‘pag. 16 “Para Coelho & Almeida Filho (2002), o fato não ocorre por acaso. Se por um lado a carência de estudos é relevante para tal posição, por outro, apobreza conceitual pode advir da influência da indústria farmacêutica e da cultura da doença. Os interesses que as regem indicam ser vantajoso estabelecer o ditame de que saúde só pode ser obtida coma ausência de doenças.”
Pag. 18 A saúde e associada a um bem de consumo onde se pode ter tudo ao seu alcance.
Pag. 19 Saúde e a somatória de uma vida levada a hábitos alimentares saudáveis, práticasde atividades físicas com regularidade e determinação.
Pag. 20 Canguilhem (1995), a saúde se caracteriza pela possibilidade de adoecer e se recuperar.

Pag. 21 E importante considerar alternativasdiferentes ao estudo sobre a saúde no campo da educação física, temos que fazer associações a outros estudos para podermos avançar no que diz respeito a novas informações.
Pag. 22 Cita a medicinagrega, buscava algo alem da cura, buscava a preservação da saúde, partindo do equilíbrio entre a nutrição, o exercício moderado e o descanso.
Pag. 23 Os maiores problemas enfrentados com relação asaúde publica foram os crescimentos desenfreados das cidades que eram incapazes de suportar a população, surge então a quarentena isolamento de pessoas doentes que transitavam pelas cidades, surge anecessidade de uma assistência social, criação de hospitais e instituições beneficentes.
Pag. 25 1875 a 1950 surge a descoberta do elemento causador das doenças, Louis Pasteur e Robert Koch foram osprincipais colaboradores, havendo um aumento na expectativa de vida a partir daí.
Pag. 27 Muita confusão é feita na utilização dos termos “promoção da saúde”, “educação em saúde” e “prevenção da...
tracking img