Atividade de sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1363 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Considere as sentenças abaixo:
I - Para Durkheim, a Sociologia é o estudo dos fatos sociais.
II - A Sociologia é chamada de geral quando consideramos a sociedade em seu sentido mais amplo e é especial quando se ocupa de determinado grupo de fatos sociais de mesma natureza.
III - A Sociologia da Educação tornou-se uma disciplina autônoma, desvinculada da Sociologia Geral, pela importânciaque a educação assumiu no mundo contemporâneo.

Você considera corretas:
(A) somente a sentença I
(B) somente a sentença II
(C) somente a sentença III
(D) somente as sentenças II e III
(E) somente as sentenças I e II

2. A Sociologia nasce sob a influência de duas Revoluções: a Industrial e a Francesa. Que aspectos da Revolução Industrial mais influenciaram a formulação de problemas econceitos pela Sociologia?
(A) A situação da classe trabalhadora, a transformação da propriedade, a cidade industrial, a tecnologia e o sistema fabril.
(B) O crescimento do radicalismo, a situação da classe trabalhadora, a religiosidade popular e o conservadorismo.
(C) O sistema fabril, o conservadorismo, o individualismo e a situação dos trabalhadores rurais.
(D) A religiosidade, as mudanças nafamília, o individualismo e a transformação da propriedade.
(E) O desenvolvimento da ciência, a situação da classe trabalhadora, a religiosidade popular, a tradição e o racionalismo.

3. A partir da constatação de que todos os seres humanos são membros de uma mesma espécie, as diferenças de comportamento entre os grupos é justificado pela antropologia como:
(A) O ser humano é, entre os animais,o ser mais evoluído, razão pela qual é superior aos demais. Esta superioridade implica na padronização dos comportamentos humanos.
(B) As diferenças de comportamento entre os grupos humanos se deve a diferenciação dos padrões culturais produzidos pela humanidade.
(C) Não é correto separar aspectos naturais dos aspectos culturais do ser humano. A humanidade só pode ser compreendida pela suaunidade biológica, que tende a padronizar os comportamentos.
(D) As diferenças de comportamento entre os grupos humanos é uma evidência de que não se trata de uma espécie única. As diferentes etnias surgiram em épocas e locais distintos, por isso é possível afirmar que alguns grupos evoluíram mais que outros.
(E) A humanidade é composta de diversas espécies em diferentes etapas de desenvolvimento doprocesso evolutivo. Deste modo, cada sociedade pode ser classificada e inserida em um contínuo, que vai das mais atrasadas e simples às mais adiantadas e complexas.

4) Por socialização entendemos o processo:
(A) Por meio do qual o indivíduo aprende a ser um membro da sociedade.
(B) De divisão da riqueza social produzido pelos homens.
(C) De construção de laços de afetividade.
(D) Deconstituição de grupos sociais.
(E) De transformação da comunidade em sociedade.

5) Se a lei da gravidade ou a da inércia são leis da natureza – não se pode questioná-las, não se pode mudá-las, e só resta conhecê-las para melhor viver - , do mesmo modo, a sociedade, a vida coletiva, deve ter suas leis próprias, independentes da vontade humana, que precisam ser conhecidas. A física newtonianadescobriu as leis da gravidade e da inércia dos corpos. Cabe à sociologia, na visão de Durkheim, descobrir as leis da vida social. (RODRIGUES, Alberto Tosi. Sociologia da Educação, RJ: DP&A, 2000, p.21).
A visão sociológica de Durkheim, apresentada pelo autor do texto acima, tem como fundamento a concepção:

(A) sociointeracionista.
(B) materialista-histórica.
(C) positivista.
(D) construtivista.(E) estruturalista.

6. A teoria sociológica clássica traz importantes reflexões sobre o Estado. Dentre as quais, se destaca a concepção weberiana de que o Estado é
(A) uma relação de homens dominando homens através da violência, a qual é legítima e permite a dominação.
(B) um grupo de funcionários que representam os interesses coletivos.
(C) um grupo de pessoas que representa os interesses...
tracking img