A mesa com a cultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3758 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
instituto politécnico de viseuescola superior de educação |
À Mesa com a Cultura |
|
|
Teoria da Publicidade II |
|

|
Joaquim Velhuco n.º8956
2º Ano PRP

Viseu, Maio de 2012



À Mesa com a Cultura

“A Cultura está acima da diferença da condição social”

Confúcio

Índice

1. Introdução 5
2. Apresentação 6
3. Metodologia 7
4. A Marca 8
4.1Valor daMarca 8
5. Briefing 9
5. 1Apresentação do Evento 9
5. 2Antecedentes 9
5. 3Oportunidade Identificada 9
5. 4Público Alvo 10
5. 5Objetivos/Mercados 10
5. 6Meios Envolvidos 10
5. 7Mapa de Custos 11
5. 8Cronograma 12
6. O Produto 13
7.Copy Strategy 14
7.1Campanha Publicitária 14
7.2Oportunidades 15
8.Estratégia deComunicação 16
9.Planos de Media 16
10.Calendarização 17
11.Os anúncios de Revista e Rádio 18
12.Avaliação da Campanha 18
12.1Compreensão da Campanha 18
12.2Aceitação 18
12.3Credibilidade 18
12.4Memorização 18
13.Análise da Campanha 19
14.Análise Crítica 19
15.Conclusão 21
16.Bibliografia e Webgrafia 23 17.Anexos 24


1. Introdução

“À Mesa com a Cultura”No âmbito da Unidade Curricular de Teoria da Publicidade II, lecionada pela docente Profª Elsa Santos foi proposto a realização de um trabalho tendo em conta um produto ou serviço para a elaboração da sua campanha publicitária.
Foi opção elaborar a campanha publicitária que envolvesse dois aspetos culturais de Viseu - os Museus e a Gastronomia.
Entendemos ser um tema desafiante paraelaborar uma boa campanha de comunicação publicitária para um evento desta natureza.
Como ficou dito no pré projeto, um dos principais alvos desta campanha são as pessoas ligadas à cultura e às artes, mas o grande objetivo da campanha de comunicação publicitária é motivar, principalmente, os nossos imigrantes da segunda geração que poucas ligações têm aos aspetos culturais dos seus ascendentes.
Comotodas as ideias inovadoras, esta terá 1% de inspiração e 99% de trabalho (transpiração).

2. Apresentação

Ao implementar este novo conceito de divulgação da cultura de Viseu, depois de se ter verificado que os descendentes da segunda geração não tinham nenhum conhecimento cultural da cidade.
Vamos tentar promover os dois aspetos mais representativos dessa cultura, Museus e Gastronomia.Partindo da avaliação, pouco animadora, desse conhecimento fez-se um primeiro briefing que motivou a necessidade de efetuar um plano de Publicidade que seja motivador para os jovens imigrantes, mas também, a outras pessoas que queiram usufruir deste evento.
Tendo em conta a quantidade de imigrantes provenientes da região de Viseu tanto na França, Suíça, Luxemburgo, Bélgica, etc., estouconvicto de que será um passo para a divulgação cultural, nas suas duas vertentes.
Vamos, também, aproveitar os alunos de Turismo do I.PV. para fazer um acompanhamento tanto nos Museus como nos Restaurantes e também na elaboração dos inquéritos.

3. Metodologia

Se outrora, o trabalho da publicidade era apenas atingir o consumidor com suas mensagens, fazendo-a ser percebida, hoje a luta épela capacidade de realmente influenciar e motivar o consumidor. O surgimento do controle remoto e a atenção seletiva dos telespectadores e leitores está minando a propaganda como é conhecida, obrigando os profissionais da propaganda a procurar ferramentas segmentadas de comunicação que seriam apenas parte de uma solução (LONGO, 2007).
Por ser o primeiro evento desta natureza, na cidade de Viseu ena região, é assim essencial captar a atenção e a adesão dos públicos a que se destina. Estes são os grandes objetivos desta campanha publicitária.
Para realizar este trabalho será necessário identificar quais os públicos que se pretende atingir, que meios terão que ser utilizados e com que fins.
Estabelecer-se-ão, também, quais os meios a utilizar e o calendário a propor não sendo possível...
tracking img