A megera domada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2536 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Megera Domada

Sumário
* Resumo

* O teatro

* Exercícios sobre o livro

* O autor

* Imagens

* Identificação

* Bibliografia

Resumo
Primeiro ato – Cena 1
Tudo começa numa cidade na Itália, quando Lucêncio chega com seus criados Trânio e Biondello e dão de cara com Batista, Catarina, Bianca, Hortêncio e Grêmio. Batista diz que só permitirá o casamentode sua filha mais nova, Bianca, quando sua irmã mais velha, Catarina, se casar e diz também que irá arranjar professores para dar aulas às suas filhas. Então Grêmio e Hortêncio tem a ideia de arranjar um noivo para Catarina, para poderem ter uma chance de se casar com Bianca.
Lucêncio que também gostou de Bianca tem a ideia de trocar de vestimenta com seu criado, Trânio, e fingir ser professor,para conquistar o amor de Bianca. Logo em seguida Lucêncio dá as ordens aos seus criados. Para Biondello ele manda obedecer a todas as ordens que Trânio der, já para Trânio ele manda fingir que é o patrão.

Cena 2
Petrúquio chega na cidade e Hortêncio, que é seu amigo, já o “apresenta” para Catarina, mas diz que ela é uma jovem rica, bela, mas muito geniosa. Petrúquio não liga e resolve ir a casade Batista para se apresentar à moça. Quando Petrúquio, Hortêncio e Grúmio, criado de Petrúquio, chegam lá eles encontram outros dois pretendentes de Bianca: Lucêncio, disfarçado de professor de línguas, Grêmio e Trânio, disfarçado de Lucêncio.
Eles começam a discutir para ver com quem que Bianca irá ficar, mas no final das contas eles resolveram deixar as diferenças de lado e foram passar atarde juntos, brindando a saúde da amada Bianca.

Segundo Ato – Cena 1
Catarina amarra as mãos da irmã e a maltrata, pois quer ser vingar por Bianca ser sempre a mais querida tanto para o pai quanto para os homens. Catarina faz várias perguntas à Bianca como: “Qual pretendente é seu preferido?”. Mas bem na hora “H” Batista entra e manda Catarina parar com as grosserias, desamarra Bianca e mandaela entrar. Já Catarina começa a chorar e com sua indignação entra m casa.
Logo depois chegam Petrúquio, Hortêncio (disfarçado de Lício), Trânio (disfarçado de Lucêncio) e Lucêncio (disfarçado de Câmbio) à casa de Batista. Primeiro os professores são apresentados e levados até Bianca e Catarina, depois Petrúquio se apresenta e diz à Batista todos os motivos para querer se casar com sua filha maisvelha. Depois de algum tempo entra Hortênsio com a cabeça machucada e dizendo que só porque Catarina estava tocando desafinada ela quebrou o alaúde e quebrou em sua cabeça. Batista tomou então a decisão de que Hortênsio só ensinaria sua filha mais nova, Bianca.
Enquanto isso Petrúquio esperava Catarina. Eles conversaram bastante, quer dizer, Catarina o insultava e ele vinha com elogios à ela. Umahora ele pegou-a nos braços, mas ela escapou, deu um tapa nele e continuou a o insultar.
Batista, Grêmio e Trânio (como Lucêncio) entram na sala e perguntam o que aconteceu no tempo em que se ausentaram. Petrúquio para irritar Catarina disse que eles se beijaram e que ela só era agressiva na frente das pessoas, mas na frete dele ela era um doce. Petrúquio então negocia o casamento dele comCatarina e marca a data. Depois que Petrúquio e Catarina saíram os outros, que eram pretendentes de Bianca, começam a ver quem dará mais lucros para Bianca, quem venceu foi Trânio (como Lucêncio).

Terceiro Ato – Cena 1
Com a decisão de Bianca, Lucêncio (como câmbio) começa a ensinar Latim à ela, enquanto Hortêncio afina as cordas do alaúde. Lucêncio traduz a frase contando a Bianca toda a verdadee de que está apaixonado por ela, mas Bianca toma cuidado e diz para ele não perder as esperanças. Depois disso Hortêncio começa a dar sua declaração à Bianca em forma de música.
Bianca teve que deixar os mestres, pois recebeu a notícia de que sua irmã iria se casar. Seu dever era ajudar arrumar o quarto dela.

Cena 2
Chegou o grande dia, o casamento de Catarina e Petrúquio. Todos já...
tracking img