A matriz curricular e seu reflexo nos temas de monografia de publicidade e propaganda.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4178 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
fia
1. A Matriz Curricular e seu Reflexo nos Temas de Monografia de Publicidade e Propaganda.
Vanessa Cristina dos Santos¹
Marcelo Juchem²

2 ÁREA DE CONHECIMENTO: Ciências Sociais Aplicadas
2.1 Sub-área de conhecimento: Publicidade e Propaganda
Resumo

Este artigo tem por objetivo estabelecer conexões entre a matriz curricular e os temas das monografias desenvolvidospelos acadêmicos do curso de Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda, oferecido pela Universidade do Vale do Itajaí. A análise foi realizada sobre os 381 trabalhos de conclusão de curso produzidos durante os 12 anos de existência do curso, apresentados de 2002/II à 2010/I. As monografias foram classificadas em eixos específicos que também classificam as disciplinas da matrizcurricular 1 e 2: Formação Básica, Comunicação, Planejamento Mercado, Criação e Técnica e Produção. Os dados foram obtidos mediante pesquisa bibliográfica e documental. O objetivo geral desta pesquisa é analisar os temas dos trabalhos de conclusão de curso escolhidos pelos acadêmicos no período de 2002/II a 2010/I. Os objetivos específicos são: identificar as matrizes curriculares e os temas demonografia de 2002/II a 2010/I; verificar se os temas de monografia refletem proporcionalmente os eixos da matriz curricular; avaliar a relação dos temas de monografia com os eixos da matriz curricular. Com os dados obtidos e a análise realizada percebeu-se o reflexo da matriz curricular nas monografias desenvolvidas pelos acadêmicos, com números bastante equivalentes. A pesquisa foi baseada naliteratura que aborda a temática referente à matriz curricular e a monografias, com dados colhidos junto ao Projeto Político Pedagógico e à coordenação do Curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda.

Palavras-chave: Publicidade e Propaganda; Matriz Curricular; Monografia

¹Acadêmica do Curso de Comunicação – Habilitação em Publicidade e Propaganda, 6º Período

² Orientador

1INTRODUÇÃO

O presente artigo científico aborda e analisa os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC’s) realizados pelos acadêmicos do curso de Publicidade e Propaganda no período de 2002/II a 2010/I. A abordagem consiste em relacionar as matrizes curriculares 1 e 2 com os temas dos TCC’s e busca classificar em quais os eixos os temas se enquadram. Justifica-se esta abordagem em razão da suaexclusividade, pois não existe trabalho anterior que trate deste tema no Curso de Publicidade e Propaganda da Univali; pela importância que esta análise tem para a Universidade, a Coordenação e professores do curso.
A habilitação em Publicidade e Propaganda como uma das áreas de conhecimento da Comunicação Social na Universidade do Vale do Itajaí foi implantada no ano de 1998 colocando-se comoum dos primeiros cursos nessa área de comunicação do Estado de Santa Catarina. A primeira turma contou com 44 alunos matriculados cuja primeira aula foi ministrada em 27 de julho de 1998 (UNIVALI, 2010).
Até o ano de 2007, o curso de habilitação em Publicidade e Propaganda era somente oferecido no período matutino, mas desde 2008 também é oferecido no período noturno. Sua matriz curricularjá passou por quatro alterações, visando adequar os eixos disciplinares à realidade mercadológica e de ensino. Sua última alteração deu-se em 2010, com o objetivo de proporcionar a formação do profissional de propaganda com uma visão voltada para a comunicação integrada.
O curso de Publicidade Propaganda capacita o acadêmico para a compreensão de todo o processo da comunicação publicitária,principalmente sob seu aspecto multidimensional e da gestão da comunicação integrada (UNIVALI, 2010).
O profissionalismo do corpo docente com uma excelente formação teórica, técnica e vasta experiência profissional proporcionam aos acadêmicos a aquisição de um ótimo conteúdo técnico e prático das disciplinas ministradas, de tal modo que toda a estrutura humana e material colocada à...
tracking img