A logoterapia de viktor emil frankl e sua contribuição a sexualidade humana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 53 (13085 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A LOGOTERAPIA DE VIKTOR EMIL FRANKL E SUA CONTRIBUIÇÃO À SEXUALIDADE HUMANA


O Criador da Logoterapia
Viktor Emil Frankl, nascido em 25 de março de 1905 em Viena – Áustria, segundo de três filhos (o mais velho Walter e Estela, a menor) de família judia, seu pai Gabriel e sua mãe Elsa Lion. A exceção de Estela que fugiu para Austrália na Segunda Grande Guerra Mundial, sua famíliafoi presa pela Gestapo e todos morreram no Campo de Concentração. Fundador da Logoterapia foi professor de Neurologia e de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de Viena, e foi professor visitante nas Universidades de Harvard, Pittsburgh, San Diego e Dallas. Doutor em Medicina e Filosofia era membro da Academia Austríaca de Ciências e já recebeu o título de "Dr. honoris causa" dedezoito Universidades do mundo inteiro, entre as quais se inclui a Universidade do Rio Grande do Sul, além do Oskar Pfister Award, conferido pela American Psychiatric Association. Os cerca de 30 livros que Frankl já escreveu foram traduzidos em mais de 20 idiomas, incluindo chinês e japonês. Faleceu dia 2 de setembro de 1997.


A Logoterapia no Contexto da Psicologia
A Psicologia éuma ciência ainda muito jovem. Em sua curta história, tem sido desenvolvida uma quantidade de movimentos, uma sucessão de manifestações que a estabelecem como uma das ciências mais dinâmicas. Desta forma, vive um processo necessário de crescimento e amadurecimento.
Neste sentido, é esse dinamismo que a leva a mudanças, transformações, renovadas propostas, estas particularmente associadas aoritmo das mudanças da vida neste último século. Certamente, cada época influencia seus costumes, seus valores, seus estilos, sua cultura em todas as suas nuances; e a Psicologia é talvez uma das ciências mais afetadas por este ritmo de mudanças e transformações culturais. Aquele conceito alemão do "espírito da época" se vê refletido permanentemente em sua evolução como ciência.
Isso podeser notado no que sucede com a Psicologia nas primeiras décadas do nosso século. Concretamente, me refiro à emergência do Existencialismo Europeu e do Humanismo Americano, como movimentos contemporâneos e relativamente independentes em sua gestação e história - ocorrida em condições distintas - que finalmente convergem até estabelecer-se praticamente em uma mesma orientação ou, pelo menos, emmanifestações semelhantes com intenções muito afins.
Por um lado, contamos com o Existencialismo Europeu gerado particularmente numa forte raiz filosófica - característica da cultura européia - e em uma formulação e elaboração de enunciados e teorias de dissidentes a respeito das vigentes na época.
Continuando na linha iniciada por Kierkegaard (1813-1855), considerado pai doExistencialismo, e por Husserl (1859-1938), criador da Fenomenologia, Heidegger (1889-1976), contribuinte da Clínica Existencial, traça o estudo do homem como "sendo assim", "arrojado" à existência, dando origem ao Existencialismo Europeu, com forte fundamentação filosófica. A história continuará com a contribuição do Existencialismo ateu do francês, Jean Paul Sartre (1905-1980), e do alemão Karl Jaspers(1883-1969), quem se situa na vereda do Existencialismo teísta; Gabriel Marcel (1889-1973), também teísta, na França.
O contexto se enriquece com Martin Buber (1878-1966), que nos lembra que essa existência autêntica só é possível no “encontro” com o outro, no diálogo com ele, na transcendência horizontal e no encontro superior com o Tu Absoluto, transcendência vertical.
A orientação deMax Scheler (1875-1928), em sua teoria dos valores, está impregnada desta visão do homem como ser existente. O mesmo acontece com Nicolai Hartmann (1882-1950), que se opõem ao plano do reducionismo organicista tanto como psicológico, e trabalha sobre a idéia de uma espiritualidade irredutível no psicológico como no biológico. Em meio a este movimento que vai ao encontro da verdadeira humanidade,...
tracking img