A literatura medieval

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (306 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Guerra do Paraguai foi o maior conflito da América do Sul. Nela morreram 75,75% dos paraguaios, sendo 99,5% dos homens adultos do Paraguai. Para custear sua participação na guerra, o Impériodo Brasil aumentou 45 vezes seus empréstimos dos banco ingleses. Ainda hoje se questiona porque o maior conflito da nossa história permanece ignorado pela historiografia oficial e por boa partedos historiadores brasileiros. Entre alguns dos motivos está o fato de ter sido uma guerra de interesses escusos, com o Brasil e seus aliados fazendo o jogo do imperialismo inglês, interessado emmanter intocado sua hegemonia na América do Sul
 




A questão dos limites entre o Paraguai e a Argentina foi arbitrada pelo presidente norte-americano Rutherford Birchard Hayes. O Brasilassinou um tratado de paz em separado com o Paraguai, em 9 de janeiro de 1872, obtendo a liberdade de navegação no rio Paraguai. Foram confirmadas as fronteiras reivindicadas pelo Brasil antes daguerraAs terras das outras regiões foram vendidas a estrangeiros, principalmente a argentinos, e transformadas em latifúndios. A indústria entrou em decadência. O mercado paraguaio abriu-se paraos produtos ingleses, e o país se viu forçado a contrair seu primeiro empréstimo no exterior: um milhão de libras da Inglaterra.
 
.









O Paraguai antes da guerra, teve umdesenvolvimento diferenciado em relação ao dos outros países sul-americanos, especialmente durante os anos de 1813 a 1862, iniciado após 14 de maio de 1811, quando se libertou da Espanha. O governocontrolava o comércio exterior. O mate, o fumo e as madeiras raras exportados mantinham a balança comercial com saldo positivo. O Paraguai adotava uma política protecionista, isto é, de evitar aentrada de produtos estrangeiros, por meio de impostos elevados. Defendia o mercado interno para a pequena indústria nacional, que se desenvolvia com base no fortalecimento da produção agrícola.
tracking img