A literatura infantil de monteiro lobato

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 57 (14018 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
JÚNIA GISLEY MORO ANDRADE DE TOLEDO








A LITERATURA INFANTIL DE


MONTEIRO LOBATO



















FACULDADE DE FILOSOFIA CIËNCIAS E LETRAS

Ouro Fino/MG

2002
JÚNIA GISLEY MORO ANDRADE DE TOLEDO

R.A. 4138










A LITERATURA INFANTIL DE


MONTEIRO LOBATO


Monografia apresentada à Coordenaçãodo Curso de Letras da “Faculdade de Ciências e Letras de Ouro Fino” como quesito parcial para obtenção de Licenciatura Plena em Letras (Língua Portuguesa e Língua Inglesa), sob orientação da Professora mestra Maria Ernestina dos Santos Brandão.









FACULDADE DE FILOSOFIA CIËNCIAS E LETRAS
Ouro Fino/MG
2002“Tentei arrancar de mim o carnegão da literatura. Impossível. Só consegui uma coisa adiar para depois dos 30 o meu aparecimento. Literatura é cachaça. Vicia. A gente começa com um cálice e acaba pau d’água na cadeia.”





Monteiro Lobato

São Paulo, 16 Junho de 1904.Dedico o presente trabalho ao meu marido Valker Antônio, o meu grande incentivador, que me apoiou em tudo. E aos meus filhos, Talita e Valker Filho, pelas inúmeras vezes que os deixei com o coração partido, mas com um firme propósito.




























AGRADECIMENTOSPrincipalmente a Deus, nosso grande Pai Supremo. “Tudo posso naquele que me fortalece”. À minha família, que me apoiou, principalmente meu estimado marido. Aos amigos e professores, todo meu carinho.










SUMÁRIO


INTRODUÇÃO 07

CAPÍTULO l—MONTEIRO LOBATO 08

CAPÍTULO lI—A LITERATURA DE MONTEIRO LOBATO 11

CAPÍTULO III—ILUSTRADORES NA OBRA DE LOBATO 41

CAPÍTULO IV — UM AUTOR POLÊMICO E SIMBÓLICO 47

CONCLUSÃO 49

BIBLIOGRAFIA 50















INTRODUÇÃO

Neste trabalho venho apresentar a vida e a obra de um escritor brasileiro que nos deixou um patrimônio valiosíssimo. É José Renato Monteiro Lobato.
Inicialmente falarei de sua vida, onde nasceu, suainfância com seus pais. Foi alfabetizado por sua mãe, chegou a frequentar colégios como Kennedy Americano e Paulista.
Se forma em Direito. Participa de movimentos. Sua vida literária inicia-se a partir de 1914, quando publica seu primeiro livro : URUPÊS.
Na literatura de Monteiro Lobato, analisarei suas obras infantis em especial o livro Narizinho, onde comentarei algumas desuas obras.
Um autor polêmico que usa de suas obras para criticar problemas da sociedade. Seus personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo são desenhados por vários ilustradores, brasileiros e estrangeiros. Pois suas obras são mundialmente conhecidas. Monteiro Lobato foi um escritor sempre à frente do seu tempo, tinha um sonho como matéria-prima e procurou transformar o Brasil num paísmoderno e desenvolvido. Audacioso, empreendedor e criativo: este é o Monteiro Lobato que vocês vão descobrir no presente trabalho.








1

MONTEIRO LOBATO


Em 18 de Abril de 1882, nasce em Taubaté: José Renato Monteiro Lobato Filho de José Bento Marcondes Lobato e Olímpia Augusta Monteiro Lobato, na casa do avô materno, José Francisco Monteiro, visconde Tremembé.Foi alfabetizado pela mãe, José Renato teve aulas particulares com Joviano Barbosa.
Ainda em Taubaté, Monteiro Lobato freqüenta os colégios Kennedy, Americano e Paulista.
Em 1893 altera seu nome para José Bento.
Foi para São Paulo em dezembro de 1895 para prestar exames ao ingresso no curso preparatório.
Reprovado, regressa...
tracking img