a linha do tempo dos direitos humanos a partir de 1789

Construção dos Direitos Humanos – Linha do Tempo
As discussões sobre Direitos Humanos iniciaram há muito tempo e se prolonga até os dias atuais. Confira abaixo uma linha do tempo com os principaisaspectos mundiais relacionados ao tema.
XVIII – São formulados os princípios e reivindicações que constituem as “raízes” do conceito.
1789– A Declaração dos direitos do homem e do cidadão daRevolução Francesa não considerava as mulheres como possuidoras dos mesmos direitos dos homens e abriu caminha para a Proclamação da República;

Logo após organiza-se os Direitos de Primeira Geração, queconsagram as liberdades civis e os direitos políticos. São chamados “Direitos de Liberdade”.
1848- Os movimentos revolucionários conseguem que, pela primeira vez, o conceito de“direitos sociais” sejaacolhido na Constituição Francesa, ainda que de forma incipiente e ambígua.
1894– Inicia a “doutrina social da igreja”, com o Papa Leão XIII que, com a sua Encíclica Rerum Novarum de 1894 mudando ahostilidade da Igreja Católica aos direitos humanos modernos;
Os direitos sociais, econômicos e culturais, denominados Direitos de Segunda Geração ou Direitos de Igualdade começam a ser incluídos nasConstituições:
1917 - São incluídos na Constituição Mexicana;
1918 – São incluídos na Constituição Russa;
1919- São incluídos na Constituição da República de Weimar;
1934 - No Uruguai, sãoincorporados na Constituição.
1945 - Passado o horror da 2º Guerra Mundial, 51 países assinam a Carta Fundadora das Nações Unidas, em que se proclama “a fé nos direitos fundamentais do homem, na dignidadee valor da pessoa humana”.
1945- Após a Segunda Guerra Mundial os direitos sociais começam a ser colocados nas Cartas Constitucionais e postos em prática nos países capitalistas (sobretudo europeus)e garantindo uma série de conquistas sociais nos países socialistas.
1948 – Em 10 de dezembro em Paris, as Nações Unidas proclamam a Declaração Universal dos Direitos Humanos, Os direitos humanos...