A linguagem da fotografia na propaganda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 37 (9060 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Desde a antiguidade, o homem viu a necessidade de comprar vender e trocar produtos por uma questão de sobrevivência. Assim, ele utilizava a linguagem. Hoje, a situação não é diferente, o homem tem a necessidade de comprar, vender e trocar, logo se utiliza de uma linguagem um pouco diferente em virtude dos avanços tecnológicos e das opções disponíveis. Uma delas é a linguagem dapropaganda, e as mais utilizadas são aquelas que trazem fotografias em seus anúncios. Causando, com isso, uma revolução na negociação de produtos e de idéias.
A propaganda influência diversos setores da sociedade, o problema é que nem sempre é utilizada de forma correta, e ao invés de formar cidadãos críticos e conscientes de seus direitos e deveres traz ideologias com o único propósito de venderprodutos. Isso vem causando problemas. Então, conhecer os elementos e como eles agem na propaganda ajudará cada indivíduo a avaliar criticamente aquilo que está sendo transmitido. Este trabalho traz alguns desses elementos que estão na fotografia acompanhada do texto na propaganda.
De acordo com CARVALHO (2000, p.18), uma publicidade bem-feita é capaz de transformar “um relógio em jóia, um carro emsímbolo de prestígio e um pântano em paraíso tropical”. Diante disso entendemos a razão da propaganda está sendo utilizada constantemente e trazendo lucros a quem se utiliza dela.
Para discorrer sobre esse assunto, é necessário entender que a propaganda será tratada, nesse trabalho, como a propagação de princípios, idéias, conhecimentos ou teorias de caráter informativo e persuasivo, por parte deanunciante identificado, por meio de TV, jornal, revista, cartaz, etc. A fotografia será qualquer tipo de imagem que traga uma carga verossímil. As pinturas, ilustrações e todos os elementos que mostrem uma aparente representação da realidade também estarão destacados nesse trabalho, bem como as imagens manipuladas em programas de edição como photoshop.
Atualmente, o capitalismo está em foco,isso faz com que o homem dessa época tenha o desejo constante de alcançar o sucesso. A propaganda segue esses padrões e podemos ver a concretização desses fatos quando uma pessoa liga a televisão, pega algum texto pra ler ou sai na rua. O primeiro elemento encontrado é a propaganda. A maioria delas vem acompanhada de dois elementos característicos – uma imagem e um texto escrito divulgando umproduto ideológico ou material. É importante ressaltar que a publicidade desses produtos, além de ser feita em jornais e revistas, pode ser encontrada em outros meios de comunicação de massa presentes no dia-a-dia das pessoas. Dentre eles podemos destacar os folhetos, as traseiras dos ônibus, outdoors e rótulos de produtos, como bebidas e cigarros. Quando o cidadão deixa sua residência continua a serbombardeado pelas propagandas, as mesmas vão se modificando dependendo do assunto ou público a que são destinadas. Em grande parte desses anúncios, é o texto que acompanha determinada imagem que vai fazer essa delimitação. De acordo com IDEC (2002, p. 08):

Diariamente, anúncios de modelos de televisores, equipamentos de som, eletrodomésticos, computadores, carros, seguros-saúde,roupas, cigarros, alimentos, etc. captam os olhares e os ouvidos de homens, mulheres, jovens e crianças. Informam pouco sobre o que anunciam e geram por meio de apelos emocionais repentinas necessidades e demandas que nem imaginávamos que pudéssemos ter. Outros tipos de anúncios divulgam idéias políticas, religiosas e sociais para informar e orientar o cidadão a respeito de questões de interessepúblico: saúde, como as campanhas de vacinação e de uso de preservativos, trânsito, higiene, preservação do meio ambiente e até programas políticos.

Esse fato extraordinário descrito anteriormente nada mais é do que uma linguagem não verbal (fotografia) em perfeita harmonia com uma linguagem verbal (o texto), buscando vender uma ideologia ou produto. Em alguns casos a figura por si só é tão...
tracking img