A liberdade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (579 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
De uma forma geral, a palavra "liberdade" significa a condição de um indivíduo não ser submetido ao domínio de outro e, por isso, ter pleno poder sobre si mesmo e sobre seus atos. Liberdade, emfilosofia, designa de uma maneira negativa, a ausência de submissão, de servidão e de determinação, isto é, ela qualifica a independência do ser humano.

Diversos filósofos estudaram e publicaram suasobras sobre a liberdade, como Marx, Sartre, Descartes, Kant, Spinoza e outros.
Para Descartes a liberdade é motivada pela decisão do próprio indivíduo, mas muitas vezes essa vontade depende de outrosfatores, como dinheiro ou bens materiais. Descartes acredita ainda que o que é feito sem o uso da razão não assegura a liberdade completa.

Segundo Kant, liberdade está relacionada com automia, é odireito de o indivíduo criar suas próprias regras, que devem ser seguidas racionalmente. Essa liberdade só ocorre realmente, através do conhecimento das leis morais e não apenas pela própria vontadeda pessoa. Kant diz que a liberdade é o livre arbítrio e não deve ser relacionado com as leis, definiu a liberdade como um postulado da razão prática, caracterizado pelo imperativo categórico. Adeclaração dos direitos do homem e do cidadão certamente baseou-se no conceito kantiano de liberdade que a partir das suas Críticas da Razão, apresenta a liberdade como a grande fonte das determinaçõeshumanas, tanto morais como política, que por sua vez a liberdade deixa-se delimitar pelo Direito. No pensamento kantiano os fundamentos Liberdade, Moralidade e Direito se interligam, onde o homem apartir de uma prudência política acaba por coexistir com a moral.

Para Sartre, a liberdade é a condição de vida do ser humano, o princípio do homem é ser livre. O homem é livre por si mesmo,independente dos fatores do mundo, das coisas que ocorrem, ele é livre para fazer o que tiver vontade. A liberdade dá ao homem o poder de escolha, mas esta está sujeita às limitações do próprio homem. Esta...
tracking img