Dimensionamento hidraulico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1848 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceitos básicos de Lubrificação

Primeiros Lubrificantes
– Os primeiros lubrificantes eram de origem animal, mas com o passar do tempo, o homem foi aperfeiçoando e criando novos inventos, lubrificantes e por foram necessidade, evoluindo os

também,

passando a ter bases de origem vegetal, mineral e sintética.

Primeiros Lubrificantes

Animal

Vegetal

Mineral

Sintético Conceitos básicos
No deslocamento de duas peças entre si ocorre atrito, mesmo que as superfícies dessas peças estejam bem polidas, pois elas sempre apresentam pequenas saliências ou reentrâncias. O atrito causa vários problemas: aumento da temperatura, desgaste das superfícies, corrosão, liberação de partículas e consequentemente, formação de sujeiras. Para evitar esses problemas usam-se oslubrificantes que reduzem o atrito e formam uma superfície que conduz calor, protege a máquina da ferrugem e aumenta a vida útil das peças.

Todos os fluidos são, de certa forma, lubrificantes, porém, enquadram-se melhor nessa classificação as substâncias que possuem as seguintes características:

capacidade de manter separadas as superfícies durante o movimento; estabilidade nas mudanças detemperatura e não atacar as superfícies metálicas; capacidade de manter limpas as superfícies lubrificadas.

O atrito pode ser classificado em três grupos: limite, misto e fluido. Atrito limite A espessura do lubrificante é muito fina e menor que a altura da parte áspera das peças. Atrito misto A espessura do lubrificante é mais consistente que no caso anterior, permanece inferior à asperezasuperficial, não impedindo um contato intermitente entre as superfícies metálicas.

Atrito fluido

Nesse caso, a espessura de lubrificante é superior à altura da aspereza superficial: uma película de lubrificante separa completamente as superfícies metálicas. Obtém-se, então, a lubrificação hidrodinâmica em que a resistência ao movimento depende da viscosidade do lubrificante.

Lubrificar éaplicar uma substância (lubrificante) entre duas superfícies em movimento relativo, formando uma película, que evita o contato direto entre as superfícies, promovendo diminuição do atrito, e consequentemente do desgaste e da geração de calor.

Películas lubrificantes A lubrificação é o fenômeno da redução do atrito entre duas superfícies em movimento relativo. É obtida pela introdução de umasubstancia lubrificante entre as superfícies. A película assim formada pode ser espessa ou fina.

Película fina É uma película que não tem espessura suficiente para manter a separação completa e constante das superfícies. Ou seja, a

espessura da película é menor do que os mais altos picos da rugosidade superficial.

Película espessa É uma película com espessura suficiente para manter a separaçãototal entre as superfícies durante o trabalho. Ou seja, a espessura da película é maior do que a soma das alturas da rugosidade das superfícies.

neste caso, a espessura ideal da película lubrificante deve ser: H = h1 + h2 + h

2. Tipos de Lubrificantes

Os lubrificantes podem ser líquidos (óleos), pastosos (graxas) ou sólidos (grafita, parafina etc.). Podem ser de origem orgânica (animalou vegetal) e de origem mineral (produtos extraídos do petróleo). Na lubrificação de máquinas, utilizam-se principalmente óleos e graxas minerais.

Em casos especiais, são usados outros lubrificantes, como os óleos e graxas de origem orgânica, misturas de óleos minerais com orgânicos, óleos sintéticos e lubrificantes grafíticos.

Em bombas e laminadores, lubrifica-se, também, com água. Características principais dos lubrificantes Óleos minerais São baratos e oxidam pouco. São obtidos principalmente do petróleo e, em menor escala, do carvão, etc. Os óleos minerais podem ser classificados como segue. Segundo a fabricação: • Produtos de destilação, óleos obtidos do óleo cru com destilação; • Produtos refinados, que são os destilados submetidos à purificação química e física, ou que...
tracking img