Pesquisa operacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1139 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO À PESQUISA OPERACIONAL 3
1.1 O CONCEITO DE PESQUISA OPERACIONAL. 3
1.2 A HISTÓRIA DA PESQUISA OPERACIONAL. 3
2. PROBLEMA PROPOSTO E SUA RESOLUÇÃO NO SOLVER 4
2.1 DEFINIÇÃO E FERRAMENTAS DO PROGRAMA 4
2.2 EXEMPLO DE PROBLEMÁTICA 4
2.3 RESOLUÇÕES UTILIZANDO O SOLVER. 5
2.4 ALTERANDO OS VALORES DO PROBLEMA ANTERIOR E O RESOLVENDO NOVAMENTE 8
3. CONCLUSÃO11

1. INTRODUÇÃO À PESQUISA OPERACIONAL

1.1 O CONCEITO DE PESQUISA OPERACIONAL.

É um ramo interdisciplinar da matemática aplicada que faz uso de modelos matemáticos, estatísticos e de algoritmos na ajuda à tomada de decisões. É usada, sobretudo para analisar sistemas complexos do mundo real, tipicamente com o objetivo de melhorar ou otimizar a performance.

“A PO firmou-se como umaatividade que pode colocar a serviço da gerência e realmente o faz ,novas atitudes, novos conceitos e novas técnicas; ajudando-a a resolver problemas complexos e tomar decisões importantes”.

A Pesquisa Operacional pode ser utilizada para ajudar nos processos de decisão. como por exemplo:

* Problemas de Otimização de Recursos;
* Problemas de Localização;
* Problemas deRoteirização;
* Problemas de Carteiras de Investimento;
* Problemas de Alocação de Pessoas; e
* Problemas de Previsão e Planejamento
1.2 A HISTÓRIA DA PESQUISA OPERACIONAL.
O termo Pesquisa Operacional foi utilizado pela primeira vez na Grã-Bretanha em 1938 para designar o estudo sistemático de problemas estratégicos e táticos decorrentes de operações militares.
Numa atuação clássica,um grupo de especialistas (matemáticos, físicos, engenheiros) foi designado para avaliar e reposicionar adequadamente os radares do sistema de defesa aérea da Grã-Bretanha antes e durante a Segunda Guerra Mundial. Outras aplicações militares incluíram o planejamento de operações de comboios, bombardeios e de guerra antissubmarina.
Após a Segunda Guerra Mundial, muitos dos especialistas queestiveram envolvidos no planejamento de operações militares deram continuidade a suas pesquisas, agora visando também operações não militares. Provavelmente o desenvolvimento metodológico mais importante do período pós-guerra foi o Método Simplex, por George Dantzig, em 1947, para a resolução de problemas de Programação Linear, isto é, de problemas de planejamento nos quais são utilizados modelos deotimização lineares.
O surgimento de computadores digitais na década de 1950 tornou possível desenvolver e utilizar novas metodologias para resolver uma grande variedade de problemas práticos.
A medida que a capacidade computacional disponível foi crescendo, tornou-se possível resolver problemas cada vez mais complexos. Essa tendência se verifica até os dias de hoje.

2. PROBLEMA PROPOSTO ESUA RESOLUÇÃO NO SOLVER

2.1 DEFINIÇÃO E FERRAMENTAS DO PROGRAMA

O Solver faz parte de um pacote de programas algumas vezes chamado de ferramentas de teste de hipóteses. Com o Solver, você pode encontrar um valor ideal (máximo ou mínimo) para uma fórmula em uma célula — chamada célula de objetivo — conforme restrições, ou limites, sobre os valores de outras células de fórmula em umaplanilha. O Solver trabalha com um grupo de células, chamadas variáveis de decisão ou simplesmente de células variáveis, que participam do cálculo das fórmulas nas células de objetivo e de restrição. O Solver ajusta os valores nas células variáveis de decisão para satisfazer aos limites sobre células de restrição e produzir o resultado que você deseja para a célula objetiva.

2.2 EXEMPLOS DEPROBLEMÁTICA

A empresa abaixo é do ramo logístico, e tem por contrato com um de seus clientes certas metas mensais de entregas, pretende-se otimizar suas entregas de forma a maximizar seu lucro mensal.
*Lembrando que as entregas podem sim variar conforme o mês mediante aviso prévio do cliente a empresa.

Questão problema: Uma empresa do ramo logístico em parceria com seu cliente estabeleceu que a...
tracking img