A leitura como principal formadora da criticidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1613 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O projeto Super Ação Jovem na sala de leitura, visa desenvolver a importância da sala de leitura na escola e na vida dos educandos, as atitudes indispensáveis para a prática do professor e o professor como formador do agente crítico.
Com base no Programa Super Ação do Instituto Ayrton Senna, e o nosso conhecimento prévio sobre a pedagogia crítica e o letramento crítico, e com o apoio de autorescomo Roxane Rojo, Paulo Freire, Martins, Ruth Rocha, discutiremos neste trabalho os parâmetros adequados ou possíveis para a formação de leitores críticos, com pensamentos analíticos, assim como o papel do professor no desenvolvimento do agente crítico e os métodos apropriados para a criação da sala de leitura.
A leitura torna o indivíduo autônomo e criativo, descobrindo um mundo totalmentediferente e levando-o a reflexão de novos conhecimentos.
Praticando a leitura nos tornamos leitores e a partir desta perspectiva que é essencial o conhecimento sobre a leitura desde a infância, pois será de fundamental importância para as suas percepções futuras, ajudando a solucionar problemas sofridos pela sociedade.
“Ler envolve diversos procedimentos e capacidades (perceptuais, práxicas,cognitivas, afetivas, sociais, discursivas, linguísticas), todas dependentes da situação e das finalidades de leitura, algumas delas denominadas em algumas teorias de leitura, estratégias (cognitivas, metacognitivas)”. ROJO, Roxane.Letramento e capacidades de leitura para cidadania.São Paulo:SEE:CENP,2004.

Assim, por meio da leitura é que a sociedade descobre mais sobre o mundo, lugares e situaçõesdiferentes. O hábito de ler possibilita maior facilidade na escrita sobre assuntos específicos, ampliar o vocabulário e o raciocínio, pois a leitura é um dos meios mais importantes para novas aprendizagens possibilitando a construção e o fortalecimento de novas ideias. Rocha acrescenta as ideias de Roxane quando afirma a descoberta de apreciar a leitura e salienta a necessidade das salas destinadas aesta atividade quando diz: “Sem livros, dificilmente se aprende a gosta de ler”. ROCHA,Ruth.
Partindo do pressuposto sobre a importância da leitura, fica claro para o grupo que é imprescindível a formação da sala de leitura na escola. Sendo um dos meios para novas aprendizagens, o hábito de ler possibilita a construção e o fortalecimento de novas ideias e ideais.
Baseado no Programa sala deleitura do Instituto Ayrton Senna, a proposta da criação de uma sala de leitura na escola contempla todos os âmbitos do ensino-aprendizagem com visão no letramento crítico, pois articula a montagem de um ambiente agradável e confortável, um local onde os alunos possam se sentir a vontade, com liberdade, tranquilos e desinibidos, livres em fazer suas escolhas literárias, liberdade de diálogo com oscolegas e com um mediador.
Este mediador deve ser exatamente, alguém preparado para as dúvidas dos frequentadores da sala de leitura, ou seja, os próprios alunos, alguém que acima de qualquer conhecimento ou formação, seja uma pessoa simpática e solidária e que demonstre acima de tudo o “prazer” pela leitura e pelos livros. Segundo a revista Nova Escola, estudos mostram que é através da mediação,do intercâmbio entre mediadores e alunos que ocorre o processo de aproximação dos livros e consequentemente a paixão pela leitura. Também é importante ressaltar que quanto mais variados e interessantes forem os textos ou livros apresentados aos alunos, futuros leitores, maior será a chance de eles tornarem-se leitores apaixonados e de atingirmos a individualidade de cada um.
Quando pensamos nesteprojeto da sala de leitura e sua importância para vida dos educandos, devemos estar atentos aos eventos de letramento que os alunos participam, e ao seu contexto social, cultural e afetivo, que medeia às relações do sujeito com a leitura. Nessa direção o letramento crítico está focado no desenvolvimento cognitivo do aluno, tornando-o mais reflexivo, com grande capacidade de interpretação e...
tracking img