89827899287

2903 palavras 12 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS- UFAM
INSTITUTO DE NATUREZA E CULTURA – INC
CURSO SUPERIOR DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA

SAMARA PINTO DE CASTRO

RESENHA DO LIVRO PEDAGOGIA DA AUTONOMIA: SABERES NECESSÁRIOS À PRÁTICA EDUCATIVA

Benjamin Constant-Am
2014
SAMARA PINTO DE CASTRO

RESENHA DO LIVRO PEDAGOGIA DA AUTONOMIA: SABERES NECESSÁRIOS À PRÁTICA EDUCATIVA

Trabalho apresentado como requisito para obtenção de nota parcial na disciplina de Sociologia da Educação no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas. Solicitado pela professora Renilda Aparecida Costa de Liz.

Benjamin Constant-Am
2014
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25 ed. São Paulo: Paz e Terra,1996. (Coleção Leitura)

BIOGRAFIA

Paulo Régis Neves Freire, educador pernambucano, nasceu em 19/09/1921 na cidade do Recife. Foi alfabetizado pela mãe, que o ensina a escrever com pequenos galhos de árvore no quintal da casa da família. Com 10 anos de idade, a família mudou para a cidade de Jaboatão. Na adolescência começou a desenvolver um grande interesse pela língua portuguesa. Com 22 anos de idade, Paulo Freire começa a estudar Direito na Faculdade de Direito do Recife. Enquanto cursava a faculdade de direito, casou-se com a professora primária Elza Maia Costa Oliveira. Com a esposa, tem teve cinco filhos e começou a lecionar no Colégio Oswaldo Cruz em Recife. No ano de 1947 foi contratado para dirigir o departamento de educação e cultura do Sesi, onde entra em contato com a alfabetização de adultos. Em 1958 participa de um congresso educacional na cidade do Rio de Janeiro. Neste congresso, apresenta um trabalho importante sobre educação e princípios de alfabetização. De acordo com suas idéias, a alfabetização de adultos deve estar diretamente relacionada ao cotidiano do trabalhador. Desta forma, o adulto deve conhecer sua realidade para

Relacionados