A jabuticabeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1128 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Esse trabalho tem como objetivos:

• Saber identificar um vegetal e reconhecer seu nome científico e popular;

• Identificar suas características morfológicas;

• Identificar seus tecidos;

• Reconhecer sua fisiologia;

• Verificar como se dá seu ciclo reprodutivo;

• Relacionar sua evolução a sociedade e seu papel no meio ambiente.Meu Pé é: Jabuticabeira



Caio é verbo, e também nome de gente, menino, travesso, que atravessa pontes caiadas à pé, para alcançar pés de jabuticaba sem cansar.

Já as jabuticabas (com u ou com o) são frutos unicamente brasileiros. Em nenhum outro lugar há, que não tenha sido daqui levado por ter sido deveras apreciado!

Só quem provou sabe adelícia que é. Saber do sabor, saborear com sabedoria.



---



"Ora (direis) vê tudo isso nas jabuticabas? Certo, perdeste o senso!" 


Direis agora: "tresloucada amiga! Como criou este universo tropical de alegorias e metáforas?"


Mas, eu vos direi: só o talento raro, a inspiração acurada, a imaginação muito além da rima e, também, quem ama, é capaz de vê, ouvir e de entender omundo dissimulado num pé de jabuticabas.























Meu Pé é: Jabuticabeira



7. Sobre a morfologia:

a. Planta lenhosa, ou simplesmente lenhosa, é a designação dada às plantas que são capazes de produzir madeira como tecido de suporte dos seus caules. Os tecidos lenhosos ocorrem em plantas vasculares dotadas de um caule perene localizado acima dasuperfície do solo. Tipicamente, tais caules são recobertos por uma camada de espessa de casca, em geral terminando exteriormente por um ritidoma. Estes caules mantêm acima do solo o crescimento vegetativo contínuo da planta.

[pic]

b. A raiz da Jabuticaba é Pivotante - apresentam raiz principal, com coifa maior do que as demais, seu comprimento é maior que o das outras. E também possuiramificações ou raízes secundárias. São características de dicotiledôneas. A raiz axial tem a função também de fazer a fotossíntese. A raiz principal tem função de fixação no solo, e as raízes secundárias a função de absorção de nutrientes e água.

[pic]

c. Troncos  - são caules robustos, desenvolvidos na parte inferior e ramificados no ápice. São encontrados na maioria das árvores earbustos do grupo das dicotiledôneas.

Meu Pé é: Jabuticabeira




d. Folhas reticuladas - Costumam ocorrer nas angiospermas dicotiledôneas. As nervuras se ramificam, formando uma espécie de rede. Possui forma Obtusa, com pontas rombas. Sem pelos.

[pic]

e. Pedúnculos com cerca de 1 mm e comprimento, aglomerados sobre o tronco e ramos mais ou menos velhos protegidos por 4séries  de brácteas ciliadas. Botão floral glabro. Cálice com lobos ovado-oblongos, agudos ou obtusos, ciliolados, mais ou menos separados entre si, com 1,5 mm de comprimento. Pétalas largamente oblongas de 2,5 –3 mm de comprimento. Ovário glabro; estilete com cerca de 6 mm de comprimento; estigma peltado.

[pic]

f. 1. Fruto agregado: origina-se de uma flor com vários ovários.



Meu Pé é:Jabuticabeira



2. Fruto carnoso: apresenta pericarpo suculento, do tipo baga, ou seja, possui sementes livres, facilmente separáveis do fruto.

3. Não é pseudofruto.

4. O papel principal do fruto é a proteção da semente, posteriormente, ocorrem adaptações que confiram ao fruto a função de disseminar as sementes, fazendo-as chegar a lugares distantes da planta queproduziu, Isso garante que novas plantas não concorram com sua genitora e suas irmãs pelos recursos do ambiente; por outro lado, permite que elas se espalhem e colonizem novos ambientes, com maior chance de sobrevivência da espécie.

Quando as sementes terminam seu desenvolvimento, o ovário de certas espécies da planta acumula açúcares e cresce, tornando-se vistoso e muitas vezes perfumado....
tracking img