Jabuticabeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (350 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A jabuticaba, também chamada guapuru ou fruita em São Paulo, é o fruto da jabuticabeira, uma árvore frutífera brasileira da família das mirtáceas, nativa da Mata Atlântica, que demora vinte anos parafrutificar. Com a recente mudança na nomenclatura botânica, há divergências sobre a classificação da espécie: Myrciaria cauliflora ou Plinia trunciflora.Descrita inicialmente em 1828 a partir de material cultivado, sua origem é desconhecida.
Outros nomes populares: jabuticabeira-preta, jabuticabeira-rajada, jabuticabeira-rósea,jabuticabeira-vermelho-branca, jabuticaba-paulista, jabuticaba-ponhema, jabuticaba-açu.
É planta perenifólia, higrófila e que exige sol de moderado a pleno.A árvore, de até dez metros dealtura, tem tronco claro, manchado, liso, com até quarenta centímetros de diâmetro.As folhas, simples, têm até sete centímetros de comprimento.Seus frutos pequenos, de casca negra e polpa branca aderidaà única semente, são consumidos principalmente in natura, ou na forma de geleia, suco, licor, aguardente, vinho e vinagre.É uma das frutíferas mais cultivadas, desde o Brasil Colônia, em pomaresdomésticos.
Estão presentes na polpa da jabuticaba: ferro, fósforo, vitamina C e boas doses de niacina, uma vitamina do complexo B que facilita a digestão e ajuda aeliminar toxinas.
Na casca escura existem teores de pectina e a peonidina, além de um pigmento, antocianina, responsável pela coloração azul-arroxeada dajabuticaba.No reino vegetal, a cor da jabuticaba é devido à presença de antocianina, serve para atrair os passarinhos. Isso é importante para espalhar as sementes e garantir a perpetuação da espécie. Para amedicina, o interesse nas antocianinas é outro: elas têm uma potente ação antioxidante, ou seja, ajudam a eliminar do organismo moléculas instáveis de radicais livres. Esse efeito, observado em tubos...
tracking img