A internet via rede de energia elétrica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1190 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB
ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

EDUARDO DE FREITAS SANTOS

A INTERNET VIA REDE DE ENERGIA ELÉTRICA E O PROGRAMA FEDERAL “LUZ PARA TODOS”: UMA FORMA DE INCLUSÃO SOCIAL E DIGITAL.

Camaçari-Bahia
2011
EDUARDO DE FREITAS SANTOS

A INTERNET VIA REDE DE ENERGIA ELÉTRICA E OPROGRAMA FEDERAL “LUZ PARA TODOS”: UMA FORMA DE INCLUSÃO SOCIAL E DIGITAL.

Projeto de pesquisa apresentado a Universidade do Estado da Bahia - UNEB, como requisito parcial obrigatório do Curso de Pós-graduação lato sensu em Educação à Distância.

Tutora presencial: Emiliana Vieira da Silva

Camaçari-Bahia
2011
TEMA

Ainternet via rede de energia elétrica e o programa federal “Luz para Todos”: uma forma de inclusão social e digital.
Palavras-chave: Energia elétrica; Internet; Educação à Distância; Inclusão social e digital; Comunidade digital; Luz para Todos.

PROBLEMA

A internet via rede de energia elétrica e o programa federal “Luz para Todos” são formas viáveis de inclusão social e digital?

OBJETIVOGERAL

Analisar a prática pedagógica, através da ensino-aprendizagem à distância, adequando a utilização da internet via rede de energia elétrica tendo como fomentador o programa federal “Luz para Todos”.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Analisar os problemas e benefícios de uma implantação do ensino à distância desse porte, incluindo treinamento e capacitação, suporte técnico e instalação delaboratórios de informática e centros de estudos;
• Investigar de que forma a melhoria do nível social e econômico das pessoas seria impactada.

JUSTIFICATIVA

A educação à distância é uma modalidade de ensino que vem crescendo de forma substancial nos últimos anos, proporcionando, dessa forma a inclusão social e digital das pessoas. Atualmente há um projeto do governo federal que visaproporcionar a transmissão da internet via rede convencional energia elétrica. Esse recurso será de suma importância para a expansão do ensino à distância.

O programa do governo federal “Luz para Todos” visa acabar com a exclusão elétrica no país. Sendo a internet possível de ser transmitida via energia elétrica, aquele programa poderá alavancar o ensino à distância de forma bastante significativa.Para que isso ocorra, faz-se necessário o efetivo cumprimento do programa, a fim de dar subsídios para que as instituições educacionais possam estar implementando ações no sentido de viabilizar à educação à distância.

O Governo Federal lançou em novembro de 2003 o desafio de acabar com a exclusão elétrica no país. É o Programa LUZ PARA TODOS, que tem a meta de levar energia elétrica para mais de10 milhões de pessoas do meio rural até o ano de 2008.
O Programa é coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, operacionalizado pela Eletrobrás e executada pelas concessionárias de energia elétrica e cooperativas de eletrificação rural.

Para o atendimento da meta inicial, serão investidos R$ 20 bilhões. O Governo Federal destinará R$ 14,3 bilhões e o restante será partilhado entre governosestaduais e as empresas de energia elétrica. Os recursos federais são provenientes de fundos setoriais de energia - a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) e a Reserva Global de Reversão (RGR).
O mapa da exclusão elétrica no país revela que as famílias sem acesso à energia estão majoritariamente nas localidades de menor Índice de Desenvolvimento Humano e nas famílias de baixa renda. Cerca de90% destas famílias têm renda inferior a três salários-mínimos e 80% estão no meio rural.

Por isso, o objetivo do governo é utilizar a energia como vetor de desenvolvimento social e econômico destas comunidades, contribuindo para a redução da pobreza e aumento da renda familiar. A chegada da energia elétrica facilitará a integração dos programas sociais do governo federal, além do acesso a...
tracking img