Power line communications ( plc : ) internet via rede elétrica.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (953 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
Power Line Communications ( PLC :) Internet via rede elétrica.
Matheus Rangel dos Santos*

Resumo
Imagine você transmitir dados e voz atravésda sua rede elétrica e em banda larga? Pois é isso já é possível graças a evolução da tecnologia. O chamado PLC (Power Line Communications) é uma tecnologia que transmite dados e voz em banda largaatravés da rede elétrica da sua residência. Aproveitando toda estrutura já montada para rede elétrica.
O PLC atua na camada 2 do modelo OSI, conhecida como camada de enlace.
Seus testes começaram nadécada de 90, pela empresa de energia elétrica Inglesa Norweb Communications. Em 1997 a mesma empresa provou que era capaz de haver transmissão digital em alta velocidade pelas linhas elétricas,através de novas frequências.
Atualmente Existe dois tipos de PLC, o “INDOOR” que utiliza a rede interna de uma residência; e a “OUTDOOR” que usa as redes públicas de transmissão de energia elétrica. Em2009 a resolução 527, que foi publicada pela ANATEL, aprovou o uso de Sistemas de Banda Larga via Rede Elétrica.
Palavras-chave: PLC, Power Line Communications, Internet Rede Elétrica, Transmissão dedados e voz, Tecnologia.

Introdução

Transmissão de dados
A transmissão de dados pode ser feita diretamente do provedor de acesso para a rede elétrica até chagar aos usuários usando a estruturajá existente de distribuição de energia elétrica. Também existe a possibilidade de mesclar a forma de transmissão onde já existem outras estruturas: a conexão pode ser feita via cabo a partir doprovedor até a região de um prédio. Se o edifício não tiver cabeamento, por exemplo, a transmissão pode continuar sendo feita via rede elétrica até os apartamentos.

Princípios básicos de funcionamento
Ofuncionamento das redes PLCs são possíveis pois as frequências dos sinais de conexão são na casa dos MHz (91,7 a 30 MHz) e a energia elétrica e na casa dos Hz (50 a 60 Hz), sendo assim, os dois...
tracking img