A interface da psicologia no direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (801 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Direito é uma ciência que estabelece regras necessárias e obrigatórias para assegurar o equilíbrio de uma sociedade. Se dividindo em várias áreas como o Trabalhista, Penal, Administrativo, Civildentre outros. Já a Psicologia é um conjunto de conhecimentos que sevem para nos conhecermos a nós mesmo, se compreender os modos de ser, pensar, sentir e fazer de nossos semelhantes. Ou em outraspalavras, o estudo das funções mentais e das atividades pessoais. Desta forma, podemos afirmar que existem várias psicologias dentro da psicologia, como por exemplo, a Psicologia animal ou zoopsicologia, avegetal ou fito psicologia, a humana ou pré-natal, recém-nascido, a analítica ou psicanálise, a pedagógica e dentre outras a Psicologia Jurídica a que podemos dizer de grosso modo que seria a queaplica os conhecimentos e técnicas psicológicas ao melhor exercício do Direito.

Nos últimos anos, observam-se uma crescente demanda pelos serviços da psicologia em nosso sistema jurídico. Seja nasvaras de família, criminal, de infância ou juventude. O estudo da psique está cada vez mais ligado ao Direito. E esta presença não se limita aos psicólogos amantes na Justiça. Na verdade, psicologia edireito são mais parecidos do que se imagina.

"A psicologia é, por excelência, o campo responsável por investigar, avaliar e intervir no comportamento humano, produzindo conhecimento sobre asdiversas manifestações da subjetividade do ser. A relação do indivíduo com as leis é uma destas manifestações e, por isso, conhecer a psicologia certamente possibilita ao profissional de Direito ter umavisão mais completa de seu cliente, seja qual for a modalidade de sua atuação jurídica", afirma Maria Cristina Neiva de Carvalho, professora da pós-graduação em Psicologia Jurídica da PUC- ParanáSegundo ela, se apenas as leis fossem suficientes no Direito, certamente não haveria tantos processos em tramitação empilhados na Justiça.

Apesar da Psicologia e o Direito estarem relacionadas ao...
tracking img