A instabilidade do seculo xiv

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (321 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A INSTABILIDADE DO SECULO XIV-XVI
Especialistas em idade media dividem a sociedade da idade media em três grandes ordens : a primeira o clero, que cuidavam da fe crista, a segunda reunia ossenhores feudais que eram os nobres, responsáveis pela guerra e pela segurança, e a ultima ordem constituída pelos servos, que sustentavam toda a população com seu trabalho.
A mobilidade socialpraticamente inexistia, porque rígidas tradições determinavam a posição social de cada individuo desde o nascimento. Porem na baixa idade media a tendência ao imobilismo social foi sendo substituída pelaaceitação das possibilidades de mudança, ou seja, com o passar do tempo foram havendo relações de classes.
Em meio a crise, as dificuldades da economia senhorial estava acabando com muitas famílias nobres,e com isso perdiam suas terras. E perdiam sua caracterização que faziam parte de seu poder e para tentar se recuperar se abriu a elementos provenientes da burguesia e ate mesmo de um campesinatorico que se formava com a crise, e assim ocorreu o enobrecimento de algumas famílias burguesas e o aburguesamento de muitas famílias nobres. E naturalmente, a mais prejudicada com essas transformaçõesera a aristocracia, pela quebra da identidade. Portanto podemos dizer que a própria nobreza contribuiu para a mobilidade social do período.
A instabilidade apartir do século XIII e XIV, foi devida aascensão da burguesia cujo aparecimento se deu na idade media central principalmente com a crise aristocratica, onde o comercio voltou a florescer , agravando ainda mais a crise da ordem feudal, eassim provocando o surgimento de um novo grupo social, e uma nova forma de organização da sociedade.
Um dos fatores que contribuíu para a dissolução do feudalismo foi uma sucessão de acontecimentos ,entre esse acontecimentos podemos citar a fome, a peste e as inúmeras guerras e revoltas, isso fazia com que a população diminuísse e consequentemente a mao de obra ia ficando escassa e o sistema...
tracking img