A influencia televisiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2462 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A INFLUÊNCIA DA VIOLÊNCIA DOS DESENHOS ANIMADO SOBRE O COMPORTAMENTO DAS CRIANÇAS. 


AliceAgnes Spíndola Mota1


 


RESUMO


 

A abordagem e predomínio da violência nos Mass Media é uma questão implexa e de conseqüências sociais preocupantes. A influência dos Meios de Comunicação em Massa sobre a população tornam a tematização da violência não somente um reflexo da realidademas também um contributo e incentivo para o crescimento da mesma. Os efeitos da Televisão, maior mass media do Brasil, sobre as crianças é algo que deve ser cuidadosamente policiado, pois o público infantil é mais sujeito a influência da televisão em sua conduta por sua dificuldade em separar realidade e ficção. Apesar da fiscalização exercida pelo Ministério Público nas programações infantisexibidas em televisão, muitos desenhos animados fazem apologia a violência através do argumento da violência justificável o que é muito prejudicial ao público infantil .

 


Palavras-chave: Influência; Violência; Criança; Televisão; Desenho Animado.

 


 


1   INTRODUÇÃO


 


         Este trabalho propõe-se a relatar e analisar a existência de conteúdo violento nos desenhosanimados infantis de maior audiência na televisão brasileira e a influência que estes podem exercer sobre o imaginário das crianças, seu comportamento e conduta na sociedade.




















 


                             1 Aluna do Curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins – UFT.


1   INTRODUÇÃO


 Este trabalho propõe-se a relatar e analisar a existência de conteúdo violento nos desenhos animados infantis de maior audiência na televisão brasileira e a influência que estes podem exercer sobre o imaginário das crianças, seu comportamento e conduta na sociedade.




1 INTRODUÇÃO

É considerada uma sociedade o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, preocupações e costumes, eque interagem entre si constituindo uma comunidade (Wikipedia, 2006). Desde os primórdios da existência humana, a boa a convivência em grupo e as relações inter-pessoais são preocupações constantemente presentes no cotidiano dos pequenos e grandes grupos; primando pela convivência pacífica e sua conveniente estabilidade o homem estabeleceu ao l ongo dos tempos códigos de ética e moral paradeterminarem aquilo que uma cultura ou povo considera adequado e inedequado. A sociedade brasileira, advinda de uma cultura greco-ocidental é caracterizada pela marcante diplomacia e passividade, ao contrário de outros povos de cultura bélica, a ética brasileira é regida por uma forte aversão, ainda que teórica, a todos os tipos de violência seja ela física, psicológica ou simbólica.

2 A VIOLÊNCIA NOSMASS MEDIA

Existe uma forte conexão entre a violência social e abordagem do tema junto a sua representação nos Mass Media. A teoria da abordagem empírica de campo afirma que a capacidade da mídia em exercer influência no público receptor das mensagens, junto às características do contexto social em que os processos se realizam proporciona o exercício de um grande efeito da mídia sobre aspessoas. A mensagem divulgada nos mass media é sujeita a variações; a influencia da mesma sobre o público alvo é sempre diferenciada assim como seus efeitos sobre os mesmos.
Nos últimos tempos tem-se percebido que os Meios de Comunicação em Massa transformaram a violência em um tema trivial, um lugar comum de todos os dias. Regredindo à política romana de Pão e Circo, a violência na sociedadecontemporânea passa a fazer parte do cotidiano da população como um entretenimento normal ou fragmento cultural. A preocupante divulgação da violência nos meios de comunicação destaca-se na Televisão por sua freqüência, intensidade e grau de influência. Segundo dados do Portal Brasil (2006) a televisão é o veículo de comunicação de maior alcance no Brasil e o mais utilizado pela população de um...
tracking img