Conceito de economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1990 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ACONCEITO DA ECONOMIA
A palavra economia vem do grego
oikos
(casa) e
nomos
(norma, lei). Seria administração da casa ou administração da coisa pública. A economia pode ser definida como
ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem utilizar os recursos produtivos escassos, na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos dasociedade, com a finalidade de satisfazer às necessidades humanas. Como umas das ciências sociais (ciência política, sociologia, antropologia culturas, psicologia, direito), a economia não pode ser considerada como fechada em torno de si mesma. Pelas implicações da ação econômica sobre outros aspectos da vida humana, o estudo da economia implica a abertura de suas fronteiras às demais áreas das ciênciassociais ou humanas. Essa abertura se dá em uma dupla direção, assumindo um caráter biunívoco.
De um lado, porque a economia busca alicerçar seus princípios, conceitos e modelos teóricos não apenas na sua própria coerência, consistência e aderência à realidade, mas ainda no desenvolvimento dos demais campos do conhecimento social. De outro lado, porque pode influir no questionamento dosprincípios e das aquisições conceituais desses mesmos campos.
E vai além, abrindo suas fronteiras à filosofia, à ética e à história.

- Economias de mercado - nestas economias é o próprio mercado (composto por quem oferece e por quem procura os bens) que decide a resposta às três questões que constituem os problemas de qualquer organização económica. Contudo, na verdade não existem atualmente sociedadesque se encaixem em nenhum dos dois casos extremos expostos. De fato, todas as sociedades atuais estão organizadas em economias mistas na medida em que contém características quer das economias de mercado, quer das economias de direção central. Nas economias ocidentais, por exemplo, é o mercado que determina o quê, o como e o para quem produzir mais os governos desempenham papeis importantes comosejam a supervisão e regulamentação das atividades económicas, a oferta de serviços públicos ou a repartição dos recursos pelos agentes económicos.
E o que os seres humanos produzem? Essencialmente, dois tipos de produtos: BENS e SERVIÇOS.
A produção de bens e serviços: nossa resposta à escassez
O que são bens e serviços? De forma geral, bens e serviços são produtos do trabalho humano queatendem a necessidades humanas. Porém, o primeiro trata de produtos materiais (físicos), segundo de produtos abstratos que envolvem a oferta de ações especificas. Realizadas geralmente por outros seres humanos que dominam a técnica para realiza-las.
Como disse, anteriormente bens são produtos com existência física, portanto são tangíveis (podemos vê-los, senti-los ou tocá-los). Eles têm forma, cor,textura - enfim, características físicas - e subdividem-se em quatro grupos:
- bens de consumo não duráveis: devem ser renovados frequentemente, esgotam-se ou desgastam-se rapidamente. Isso inclui alimentos e bebidas, materiais de higiene e limpeza, vestuário e calçados;
-bens de consumo duráveis: podem ser consumidos durante um tempo maior e não precisam ser renovados com frequência. Automóveis(veículos em geral) eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos são típicos deste grupo;
- bens intermediários: resultam de um primeiro processamento industrial, mas não servem para o consumo. Voltam ao processo produtivo para dar origem a bens finais.
Exemplos: aço, celulose, metais processados, petróleo, produtos químicos;
-bens de capital: são bens finais, mas não se destinam ao consumo dasfamílias e sim das empresas. São “bens que produzem outros bens”.
Máquinas e equipamentos, em geral, representam este grupo,Serviços não têm existência física: um ônibus é físico (portanto, é um bem), mas o transporte que ele realiza (deslocamento de pessoas entre locais distintos) não é algo físico, não pode ser tocado, sentido ou visto em termos de forma ou cor. Um corte de cabelo utiliza bens...
tracking img