A industrialização e o impacto ambientaç

1790 palavras 8 páginas
Agrupamento Vertical de Escolas Professor Ruy Luis Gomes

A Industrialização e o
Impacto Ambiental

Maria Luiza Ferreira Gregório nº11 11º C
2011/2012

Industrialização é o processo socioeconómico que tem como objectivo modificar uma área da sociedade em uma fonte de maior riqueza e lucro. Por meio da implantação de um processo próprio em indústrias de todos e quaisquer tipos, o qual substitui algumas funções antes exercidas pelo homem, muitas vezes produzindo mais do que esses, o processo de industrialização impulsiona uma gradual urbanização e crescimento demográfico na região em que ocorre. Suas principais características são o grande aumento na divisão de trabalho, os grandes progressos em produtividade industrial e agrícola e o crescimento rápido do rendimento per capita, da classe média e do padrão de consumo.
A partir do Século XVIII ocorreram muitas industrializações no mundo, tendo a primeira e mais marcante delas ocorrido na Inglaterra, a chamada Primeira Revolução Industrial, com o surgimento da primeira máquina a vapor.
Antes da Revolução Industrial, a actividade produtiva era artesanal e manual, no máximo com o emprego de algumas máquinas simples. Dependendo da escala, grupos de artesãos podiam organizar-se e dividir algumas etapas do processo, mas na maioria das vezes o mesmo artesão cuidava de todo o processo da fabrico, desde a obtenção da matéria-prima até à comercialização do produto final. Esses trabalhos eram realizados em oficinas nas casas dos próprios artesãos e os profissionais da época dominavam muitas, se não todas, etapas do processo produtivo.
Com a Revolução Industrial os trabalhadores perderam o controle do processo produtivo, uma vez que passaram a trabalhar para um patrão, na qualidade de empregados ou operários, perdendo a posse da matéria-prima, do produto final e do lucro obtido. Esses trabalhadores passaram a controlar máquinas que pertenciam aos donos dos meios de produção os quais passaram a receber todos os

Relacionados